Nazaré disponibiliza pavilhões municipais para banhos após temporal
- 30/01/2026
"Os munícipes que necessitem de tomar banho poderão utilizar os pavilhões municipais da Nazaré, que estarão abertos, para este efeito, até às 23:00, informou hoje a Câmara, do distrito de Leiria.
No concelho, está também disponível para o mesmo efeito, entre as 17:00 e as 21:00, a sede da coletividade Biblioteca de Instrução e Recreio (BIR), na freguesia de Valado dos Frades.
Na freguesia de Famalicão, a Câmara "assegura transporte para a Nazaré, junto ao pavilhão".
Em comunicado, a autarquia revela ainda que a Biblioteca Municipal José Soares está também aberta ao público, com acesso gratuito à rede 'wifi' e "condições para quem necessite de um local com acesso a serviços essenciais, nomeadamente para carregar telemóveis e outros equipamentos".
Hoje o espaço estará aberto até às 19:00, no sábado entre as 10:00 e as 18:00 e no domingo, dia de voto antecipado para as eleições presidenciais de 08 de fevereiro, entre as 08:00 e as 19:00.
Ainda segundo a autarquia, na sequência dos estragos causados pela passagem da depressão Kristin a Nazaré tem "4.145 clientes sem fornecimento de energia elétrica, o que corresponde a cerca de 26% do concelho".
Uma situação que o município "está a acompanhar em articulação com as entidades competentes, estando a ser desenvolvidos esforços para o restabelecimento do serviço com a maior brevidade possível", indica.
A falta de eletricidade reflete-se também no abastecimento de água, estando os Bombeiros Voluntários da Nazaré a disponibilizar uma camião-cisterna, em Famalicão, junto ao pavilhão, "destinado ao abastecimento de água não potável à população".
A medida "tem como objetivo assegurar uma resposta imediata às necessidades da comunidade, mitigando os constrangimentos existentes", lê-se numa nota dos Serviços Municipalizados da Nazaré, que apelam à utilização "responsável e criteriosa da água, de modo a permitir que o maior número possível de munícipes tenha acesso a este bem essencial".
O município, onde foi decretado a situação de calamidade, cancelou os bailes de Carnaval previstos para este fim de semana e determinou a redução do horário de funcionamento dos bares do concelho até às 00:00, medida que vigorará até ao fim da situação de calamidade.
A passagem da depressão Kristin por Portugal continental, na quarta-feira, deixou um rasto de destruição, causando pelo menos cinco mortos, segundo a Proteção Civil, vários feridos e desalojados. A Câmara da Marinha Grande contabiliza ainda uma outra vítima mortal no concelho.
Quedas de árvores e de estruturas, corte ou o condicionamento de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações foram as principais consequências materiais do temporal.
Leiria, por onde a depressão entrou no território, Coimbra e Santarém são os distritos que registam mais estragos.
O Governo decretou situação de calamidade entre as 00:00 de quarta-feira até às 23:59 de dia 01 de fevereiro para cerca de 60 municípios, número que pode aumentar.
Leia Também: Santarém com centros de acolhimento ativos até estabilização da energia













