Navegação de embarcações com menos de 12 metros interdita no rio Douro

  • 27/01/2026

Em comunicado, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) adiantou que, com a ativação do alerta laranja de cheias para toda a VND, depois do agravamento das condições hidrológicas e meteorológicas, foram implementadas medidas e condicionamentos na via que tem uma extensão de 208 quilómetros, entre a barra do Douro (Porto) e o local transfronteiriço de Barca D'Alva.

 

Nesse sentido, fica interdita a partir de hoje a navegação a todas as embarcações com menos de 12 metros de comprimento, mantendo-se as medidas já implementadas de interdição a navegar a cinco quilómetros das barragens e a navegação noturna, salvo casos excecionais devidamente justificados.

Durante a tarde, foi emitido um alerta laranja de cheias para a albufeira de Carrapatelo que foi, ao início da noite, alargado a toda a VND.

A gestora da VND apelou a uma "extrema necessidade e cuidado na navegação, tendo em conta a existência de alguns objetos flutuantes em suspensão e à menor visibilidade dos mesmos, assim como dos caudais elevados que se continuam a verificar nas barragens do Douro e seus fluentes.

Para o estuário do Douro, pediu ainda uma "especial atenção aos períodos de enchente até à preia-mar, que coincidindo com caudais efluentes mais elevados (superiores a 2.500 metros cúbicos) da barragem de Crestuma, poderão originar um aumento significativo das cotas em todo o estuário".

Alertou ainda para a necessidade de uma "vigilância ativa no que concerne às embarcações acostadas, o respetivo reforço nas amarrações e qualquer eventual retirada/limpeza das áreas, deverá ser precedida dos devidos cuidados inerentes".

A APDL lembrou que o assinalamento fluvial da VND poderá apresentar algumas falhas, com a eventual deslocação de boias da sua posição, pedindo que qualquer anomalia verificada no canal de navegação seja comunicada ao Centro RIS Douro.

Advertiu que podem vir a ser implementadas novas medidas, caso a situação se agrave consideravelmente e que será realizada nova avaliação, em função dos comunicados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e da Capitania do Porto do Douro.

A subida do caudal do Douro levou hoje a Câmara do Peso da Régua a interditar a zona ribeirinha, onde ficaram submersos os cais fluviais da Junqueira e da Régua e parte da ciclovia.

A depressão Kristin passará por Portugal na próxima madrugada, com maior impacto entre as três e as seis da manhã, acompanhada de vento muito intenso, podendo as rajadas atingir os 140 quilómetros por hora.

Leia Também: Pessoa em estado crítico após tiroteio junto à fronteira dos EUA

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2927300/navegacao-de-embarcacoes-com-menos-de-12-metros-interdita-no-rio-douro#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes