NATO ativou iniciativa militar no sábado: "Alerta terminou rapidamente"

  • 15/09/2025

A operação Sentinela Oriental foi criada após a invasão do espaço aéreo polaco por 'drones' russos, na passada quarta-feira, tendo sido anunciada logo de seguida e ativada no sábado, perante o cenário de um potencial novo ataque.

 

"Em resposta a outra potencial ameaça dos 'drones' russos, a NATO lançou a sua primeira aeronave de combate para defender o seu espaço aéreo sob a Sentinela Oriental, uma nova iniciativa para reforçar ainda mais as suas defesas aéreas com o objetivo de proteger todos os aliados", explicou o SHAPE, em comunicado.

A este propósito, acrescentou que um avião Rafale francês e um helicóptero polaco responderam no passado sábado a uma outra potencial ameaça russa.

"A resposta foi rápida e o alerta terminou rapidamente", disse o Comandante Supremo Aliado da NATO na Europa (SACEUR), general Alexus G. Grynkewich, assegurando que não houve nenhum outro ataque russo nesse dia.

O SHAPE esclareceu que o comando operacional polaco também confirmou no domingo que não tinha ocorrido qualquer violação do espaço aéreo.

No entanto, na noite de terça para quarta-feira, vários 'drones' russos foram detetados no espaço aéreo polaco e, pouco depois, abatidos por caças polacos e aliados da NATO posicionados no flanco leste, no incidente mais grave entre a Rússia e um membro da NATO em mais de três anos de guerra na Ucrânia.

O Quartel-General Supremo das Potências Aliadas na Europa observou hoje que, no passado sábado, num incidente separado, a Roménia intercetou um 'drone' russo que entrou no seu espaço aéreo.

"Entretanto, a Aliança continua a reforçar as suas defesas aéreas sob o comando da operação Sentinela Oriental. Quatro Eurofighters alemães estão prontos para responder numa base aérea no nordeste da Polónia, e três helicópteros checos chegaram à Polónia a 14 de setembro", explicou o comando da NATO, que deu ainda nota de que a Dinamarca contribuirá com caças e uma fragata de guerra antiaérea para o Sentinela Oriental.

"Espanha e o Reino Unido anunciarão o seu apoio em breve. A Itália e a Suécia também indicaram que vão ajudar", informou o SHAPE.

Na passada semana, o secretário-geral da NATO, Mark Rutte, explicou que esta nova iniciativa militar envolverá uma série de recursos de países aliados, como a Dinamarca, França, Reino Unido, Alemanha e outros.

"Para além das capacidades militares mais tradicionais, este esforço incluirá também elementos concebidos para enfrentar os desafios específicos associados à utilização de drones", explicou Rutte.

Leia Também: Portugal está preparado para reforçar presença a Leste "se necessário"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2854025/nato-ativou-iniciativa-militar-no-sabado-alerta-terminou-rapidamente#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes