Natal no sentido literal: Vários bebés nasceram na consoada e no dia 25
- 26/12/2025
Várias famílias portuguesas viveram este ano o verdadeiro e genuíno significado da palavra Natal: o nascimento.
Um pouco por todo o país, de Norte a Sul de Portugal, foram reportados nascimentos na noite da consoada e no Dia de Natal.
No dia 24 de dezembro, os Bombeiros de Sacavém ajudaram a trazer ao mundo mais uma criança que não teve tempo de chegar ao hospital para nascer: Lorita.
A menina nasceu pelas 21h23 de quarta-feira, pouco depois da mãe entrar na ambulância. À SIC Notícias, a bombeira Catarina Melo relatou o parto e revelou que este não foi fácil, apesar de ter acabado bem. "Detetamos que o cordão umbilical tinha dado duas voltas [ao pescoço da menina]. A partir daí o bebé chorou. Ficou tudo bem", contou a operacional.
A bombeira revelou ainda que houve ainda outro constrangimento. "Tivemos 20 minutos à espera que o CODU informasse para qual hospital podíamos transportar a grávida, sem sucesso. Ligamos para a central e esta é que nos ajudou", realçou.
Lorita e a mãe acabaram por ser transportadas até à Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa. Ambas estarão bem e terão alta em breve.
Aurora Luz e Silva, que nasceu na Unidade Local de Saúde de Braga, foi outro dos casos.
Os pais, a contabilista Ana Carolina Silva e o técnico de manufatura Nelson Silva, ambos de 38 anos, naturais da Póvoa de Lanhoso, receberam a filha às 6h42, contou a ULS de Braga em comunicado enviado às redações.
A bebé nasceu com 3.095kg às 41 semanas.
Na Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, nasceu Zoane, que significa "presente de Deus". Segundo o Correio da Manhã, que noticiou este nascimento, o menino é filho de dois imigrantes do Nepal e nasceu ontem quinta-feira, 25 de dezembro, com 3,3 kg.
De acordo com a mãe, professora de matemática em Portugal há três anos e meio, o parto foi relativamente rápido e correu com normalidade.
Também com origem nepalesa, nasceu Trijal Karki, em Faro, pouco depois. Neste caso, o menino nasceu com 3,035 quilos.
Já no Porto nasceu Afonso, pelas 6h31, no Hospital de São João. Os pais, de 34 e 36 anos, são de Meixomil, Paços de Ferreira e já tinham uma filha, de cinco anos.
Em Coimbra, Maya Ferraz veio de surpresa às 9h16 na Maternidade Daniel de Matos, como conta o Diário de Coimbra.
De acordo com o jornal regional, os pais ainda aproveitaram a consoada, mas de madrugada a filha deu sinais de querer nascer mais cedo do que o previsto. A bebé veio ao mundo com pouco mais do que 2,8 quilogramas.
Em Leiria também nasceu um 'bebé Natal'. Neste caso, filho de pais brasileiros a viver em Pataias. Noah, que está bem de saúde, nasceu com 3,2 kg.
Recorde-se que, esta sexta-feira, 26 de dezembro, cinco serviços de obstetrícia têm urgências fechadas. São eles: Portimão, Barreiro, Setúbal, Vila Franca de Xira e Santarém.
Leia Também: Cinco serviços de obstetrícia têm urgências fechadas hoje. Saiba quais














