NASA e SpaceX enviaram quatro astronautas para a Estação Espacial
- 13/02/2026
Depois de ter sido adiado devido a previsão meteorológica desfavorável, a NASA e a SpaceX lançaram esta sexta-feira, dia 13 de fevereiro, a missão tripulada Crew-12 - composta pelos astronautas Jessica Meir e Jack Hathaway da NASA, Sophie Adenot da Agência Espacial Europeia e Andrey Fedyaev da agência russa Roscosmos.
A missão Crew-12 foi lançada a partir do Cabo Canaveral na Florida, EUA, às 10h16 e tem como objetivo a Estação Espacial Internacional.
Quanto ao foguetão Falcon 9, o propulsor separou-se da cápsula Crew Dragon quase 3 minutos depois do lançamento, fazendo assim o seu regresso a terra firme. A ideia é que pouse numa nova área designada para o efeito que se encontra mais próxima da rampa de lançamento.
© YouTube / NASA
Tal como estava planeado, o propulsor Falcon 9 acabou por pousar em segurança às 10h23, o que permitirá à SpaceX reutilizar este equipamento em futuras missões.
Os participantes desta missão espacial permanecerão a bordo da estrutura localizada na órbita da Terra durante um período de nove meses, onde realizarão toda a espécie de pesquisas científicas a bordo do laboratório da estação espacial.
A previsão é que a tripulação da Crew-12 chegue à Estação Espacial Internacional já durante este sábado, dia 14 de fevereiro, com a cápsula desenvolvida pela SpaceX a acoplar-se ao módulo Harmony.
© YouTube / NASA
Problemas de saúde na Estação Espacial
É importante recordar que, atualmente, estão apenas três astronautas a bordo da estação espacial, nomeadamente Chris Williams, da NASA, e os russos Sergei Mikaev e Sergei Kud-Sverchkov.
Os restantes astronautas - Zena Cardman e Mike Fincke da NASA, Kimi Yui da agência espacial japonesa JAXA e Oleg Platonov da agência espacial russa Roscosmos - regressaram à Terra em janeiro antes do que estava previsto.
Esta foi a primeira vez em 25 anos que astronautas voltaram à Terra antes do estava originalmente programado, com a decisão a dever-se a problemas de saúde detectados num dos astronautas. No entanto, não foi identificado o astronauta em questão nem esclarecida a natureza destes problemas.
Abaixo pode encontrar o acompanhamento em direto desta missão Crew-12.
[Notícia atualizada às 10:29]
Leia Também: NASA usou IA para conduzir rover em Marte. Veja o vídeo














