"Não Sejas Pato". Há uma nova ferramenta IA para o ajudar na Black Friday
- 27/11/2025
O Portal da Queixa lançou uma ferramenta que “coloca a Inteligência Artificial (IA) ao serviço das compras seguras e informadas”, por forma a ajudar os consumidores na Black Friday. A par desta inovação, apelidada “Não Sejas Pato”, o organismo implementou a tag “Black Friday”, para dar mais “visibilidade às reclamações registadas durante este período”.
“A nova funcionalidade desenvolvida pelo Portal da Queixa by Consumers Trust permite aos consumidores verificarem, de forma rápida e simples, se uma marca ou produto é de confiança antes de avançar com qualquer compra na Black Friday”, especificou a entidade, em comunicado.
A plataforma “Não Sejas Pato” informa o consumidor quanto a “indicadores imediatos de confiança – alta, média ou baixa – relativos à marca ou produto pesquisados”, ditando que, em segundos, possa ter acesso a “um panorama das principais reclamações registadas, dos pontos positivos identificados pelas experiências de outros consumidores e das tendências de pesquisa em tempo real”, destacando ainda “as categorias e marcas mais procuradas e os motivos que têm originado reclamações”.
“Esta nova funcionalidade integra-se no movimento social #NãoSejasPato, criado pelo Portal da Queixa by Consumers Trust para reforçar a literacia digital e ajudar os consumidores a evitar burlas, decisões precipitadas e experiências de compra negativas. O objetivo é claro: transformar a informação em poder, promovendo escolhas mais seguras, transparentes e informadas”, esclareceu.
Além disso, as ocorrências marcadas com a nova tag “passam a exibir um selo identificativo no Portal da Queixa, permitindo que qualquer pessoa reconheça facilmente que o problema ocorreu no contexto da Black Friday”.
“Esta sinalização não só dá mais destaque aos casos relacionados com a campanha promocional, como também contribui para informar outros consumidores sobre os problemas mais frequentes e as marcas mais visadas”, apontou a entidade.
Na ótica do fundador do Portal da Queixa, Pedro Lourenço, esta aposta na IA reforça o papel da plataforma enquanto mediador “entre consumidores e marcas em Portugal, promovendo um ecossistema de consumo mais transparente, seguro e orientado pela reputação real das marcas”.
“Colocamos a IA ao serviço de compras seguras e informadas através de vários indicadores, entre eles um barómetro de verificação de confiança de marcas que fará toda a diferença na decisão de compra”, sublinhou.
Leia Também: Consumidores portugueses estão mais cautelosos nas compras impulsivas















