Não há memória do "desastre e destruição" que atingiu a freguesia de Meirinhas

  • 31/01/2026

As estradas da freguesia estão ainda coberta com restos de vegetação, barro das telhas e pequenos ramos: "Não é nada comparado com o que estava. Às três da manhã [de quarta-feira] não havia uma estrada transitável. Já estávamos destruídos, sozinhos e sem telhados", disse à Lusa o responsável pela Unidade de Proteção Civil Local daquela freguesia no distrito de Leiria, Rui Portela.

 

Hoje, sábado, três dias depois da depressão Kristin ter "varrido" a freguesia, a noite confunde-se com o dia e os trabalhos noturnos acabam com o início dos diurnos. Num salão da freguesia funciona o "posto de comando" das operações de limpeza, higiene, alimentação, conversas e de abraços. Respira-se comunidade e solidariedade.

"Temos tudo concentrado aqui. Organizámo-nos sozinhos porque durante mais de 36 horas era assim que estávamos: sozinhos. Não temos luz, nem água, nem comunicações. Mas temos juventude, força de trabalho e resiliência", explicou Rui Portela.

No salão, a mesa para aquele que será o almoço está posta. Comprida, mais de 15 pratos, talhares, copos e guardanapos. Ao fundo, o barulho da máquina de café é abafado pelo barulho do gerador. À porta, uma banca de frutas e legumes é um ponto de normalidade em dias nada normais.

"Temos aqui geradores com arcas ligadas a ver se salvamos o que for possível. A população consegue vir aqui carregar os telemóveis para quando a rede estiver restabelecida e agora a nossa preocupação é conseguir criar um ponto de banhos. Desde quarta-feira que não há água e a higiene começa a ser uma preocupação", disse à Lusa a tesoureira da Junta de Freguesia, Judite Silva.

Pela estrada nacional, constatou a Lusa, poucos são os sinais de trânsito em pé. Os postes de eletricidade perderam a impunidade e estão inclinados com os fios soltos, as árvores tombaram, às dezenas, e invadiram a estrada: "Coma chuva dos próximos dias, isto pode ser uma desgraça", agoira-se.

"Com a chuva e vento os troncos vão mexer-se e ainda matam mais gente", receia António Cruz, sentado numa cadeira de plástico, à porta de casa.

A casa de António ficou sem grande parte das telhas: "Não foi só a minha. Não deve haver aqui casa que tenha as telhas todas. Não há memória disto, nem os mais antigos viram uma coisa assim", explicou.

Meirinhas, "terra de boa gente, boa comida e muitas empresas", está a cuidar das feridas: "Estamos preocupados. Temos um tecido empresarial forte, mas há muitas empresas destruídas. Preocupam-nos os postos de trabalho. Muitas sem ajuda não vão conseguir recuperar e isso pode ser outra tragédia", alertou a secretária do executivo da Junta, Tânia Mota.

Aliás, salientaram as duas responsáveis, as empresas instaladas na terra "estão a ser fora de série".

"Disponibilizaram maquinaria, operadores, serviços. Toda a gente ajuda. Aqui a solidariedade é quem está a comandar. Quem pode ajuda quem não pode, mas todos podem alguma coisa e fazem", apontou Rui Portela.

Os dias têm sido "difíceis, longos e solitários" na freguesia. À porta da igreja um pequeno grupo, com idades de memória longa, vai contando como têm sido os dias: "Não há memoria disto. Nem nós que já vivemos muitos nos lembramos de algo assim", confessou Mário, que não quis dizer a idade, apenas disse que os netos já são "crescidos e lançados à vida".

Na quarta-feira, em declarações à Lusa, o presidente da Junta de Freguesia das Meirinhas, antecipou prejuízos na ordem dos 500 milhões de euros.

A passagem da depressão Kristin pelo território português deixou um rasto de destruição, causando pelo menos seis mortos, vários feridos e desalojados.

Os distritos mais afetados foram Leiria (por onde a depressão entrou no território continental), Coimbra, Santarém e Lisboa.

Leia Também: Exército mobiliza equipas de intervenção para Tomar e Ferreira do Zêzere

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2930025/nao-ha-memoria-do-desastre-e-destruicao-que-atingiu-a-freguesia-de-meirinhas#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes