Não foi só menino de 5 anos: ICE terá detido mais 3 menores no Minnesota
- 22/01/2026
Há mais uma detenção a deixar o estado no Minnesota, os EUA e outras regiões do mundo em choque. Desta vez, o ICE [Serviço de Imigração e Alfândega] deteve uma criança de cinco anos, quando esta regressava da escola com o pai.
Durante a conferência de imprensa que foi dada na cidade de Columbia Heights, onde pai e filho moram, foi revelado que era não era um caso único naquela comunidade escolar.
Note-se que o irmão mais velho de Liam Ramos chegou a casa 20 minutos depois da detenção, onde permanece. Já o pai e o irmão foram levados para um centro de detenção no Texas, mesmo estando legalizados no país e tendo entrado no âmbito de um pedido de asilo.
Para além de Liam, quem são os três menores levados pelo ICE?
A comunidade escolar de Columbia Heights deu conta de que este não é o primeiro caso de um menor a ser levado pelo ICE, apesar de os outros três não serem tão novos quanto Liam Ramos, que tinha feito os cinco anos há pouco tempo, de acordo com a imprensa internacional.
Zena Stenvik, superintendente deste distrito escolar explicou, na conferência de imprensa, que no mesmo dia em que Liam foi levado pelo ICE, na terça-feira, aconteceu o mesmo com outro menor. Em causa está um aluno de 17 anos que foi retirado de um carro por agentes "armados e com máscaras" e sem a presença dos pais.
Num outro caso, no passado dia 14, agentes do ICE "entraram a força num apartamento" e detiveram uma aluna de 17 anos e a sua mãe.
Stenvik contou ainda que o outro caso aconteceu no dia 6, quando uma criança de dez anos foi levada, alegadamente, por agentes do ICE enquanto estava a ir para a escola primária com a sua mãe.
A porta-voz disse que a menina de dez anos ligou para o pai durante as detenções e disse que os agentes do ICE a levariam até à escola, mas quando o progenitor chegou ao estabelecimento de ensino, descobriu que tanto a filha como a esposa tinha sido detidas. Ambas fora levadas para um centro de detenção no Texas, à semelhança do que aconteceu com Liam Ramos e o pai.
O que se passa no Minnesota?
Ao longo dos últimos meses, têm sido alguns os casos polémicos que envolvem o ICE e, nestas semanas que passaram, um deles tornou-se mesmo mortífero. Foi o que se passou com Nicole Renee Good, uma mulher que foi alvejada quatro vezes após sair com o carro 'virando as costas' aos agentes do ICE.
A situação foi gravada de vários pontos de vista, e levantou dúvidas sobre a necessidade de matara disparar, já que, aparentemente, o agente do ICE não corria perigo de vida ao contrário do que foi dito, inclusive, pela administração Trump.
Já este domingo, um imigrante de Laos que vive nos EUA há d+ecadas foi levado por agentes do ICE em roupa interior e com um cobertor, numa altura em que a temperatura exterior rondava os -12ºC. O homem foi libertado horas depois, mas diz que não se sente seguro em casa.















