"Não estou à espera de coisíssima nenhuma, apenas dos resultados"
- 18/01/2026
Mendes falava aos jornalistas à chegada ao hotel em Lisboa onde irá seguir a noite eleitoral, cerca das 19h00, acompanhado da mulher.
No meio de muita confusão e, de semblante fechado, o candidato apoiado por PSD e CDS respondeu laconicamente às perguntas dos jornalistas.
Questionado sobre a aparente descida da abstenção, disse não conhecer os números finais, mas considerou que será "uma notícia positiva", a confirmar-se.
"Vamos aguardar pelos resultados", ia dizendo.
À pergunta se espera contar com a presença do presidente do PSD e primeiro-ministro, Luís Montenegro, ao seu lado nesta noite eleitoral, também não se alongou.
"Não estou à espera de coisíssima nenhuma, estou à espera apenas dos resultados", disse.
Mendes nem sequer respondeu se espera uma noite longa nem se já tem dois discursos preparados, de derrota e de vitória.
"Não tenho mais nada a dizer neste momento, vamos aguardar", referiu.
O candidato e antigo líder do PSD subiu depois a um dos pisos cimeiros do hotel, onde acompanhará os resultados com elementos da sua campanha.
Já se encontram no hotel o diretor de campanha, Duarte Marques, o mandatário nacional, Rui Moreira, e alguns dirigentes do PSD como os secretários-adjuntos Paulo Cavaleiro e Ricardo Carvalho. Também passou por este espaço o antigo ministro Miguel Poiares Maduro, membro da sua comissão de honra, antes de seguir para a RTP, onde fará comentários.
Na sala onde serão feitas as declarações, há cerca de 200 cadeiras para apoiantes -- onde por enquanto está menos de uma dezena de pessoas -, além do espaço reservado à comunicação social.
[Notícia atualizada às 19h29]
Leia Também: AO MINUTO: Urnas já fecharam; Candidatos cautelosos à chegada às sedes













