"Não é uma sugestão!" Neste município é obrigatório sorrir no Natal
- 30/11/2025
O presidente do município de Andrézieux-Bouthéon, no centro francês, assinou um texto para que as festas que se avizinham, comecem "com um sorriso" - e isto "não é uma sugestão, é um decreto do presidente da câmara!"
Na página oficial do município, o governo local escreve que François Driol, o presidente, "assinou um texto tão sério quanto alegre para espantar o clima sombrio". O decreto convida todos os habitantes "a entrarem de cabeça na magia das festas".
No próprio decreto, o município explica que a assinatura do texto teve em conta "o período de tristeza em que vivem os habitantes de Andrézieux-Bouthéon, que assistem aos canais de notícias, ouvem rádio e perdem tempo nas redes sociais".
Por isso mesmo, e "considerando que cabe ao presidente da câmara zelar pela segurança e salubridade públicas no território e, que um pouco de humor não faz mal, especialmente em época festiva", o município decidiu seguir em frente com a iniciativa.
Polícia autorizada a agir em casos de "roupas sem piada"
Entre os dez artigos do decreto, a câmara incentiva todos os habitantes a "exibir um sorriso radiante e adotar uma atitude positiva em todas as circunstâncias", "a participar nos numerosos eventos e manifestações" e a usar "camisolas de Natal feias", que serão toleradas "durante reuniões familiares, mas também em espaços públicos".
E realça: "o uso de camisolas com lantejoulas multicoloridas ou grinaldas luminosas não será punido pela Polícia Municipal. No entanto, estará autorizada a tomar todas as medidas necessárias para combater os indivíduos que usam roupas sem piada nenhuma".
Logo no artigo seguinte, o município convida todas as "crianças e os adultos" a desejar "um Feliz Natal, um Feliz Ano Novo e, de forma mais ampla Boas Festas a todas as pessoas que encontrarem nas ruas".
Já os profissionais de saúde têm uma tarefa própria para levar a cabo: devem "elevar os limites aplicáveis em matéria de colesterol e glicemia, a fim de permitir que os habitantes de Andrézieux-Bouthéon se deliciem e aproveitem plenamente as guloseimas que tradicionalmente acompanham o período das festas de fim de ano, sem riscos para a saúde".
Uma espécie de ‘perdão’, que, atenção, chegando o dia 2 de janeiro termina e a dieta normal regressa.
Presidente e vereadores "obrigados" a cantar e dançar com os residentes
O decreto possibilita ainda que, na ausência de neve no Natal, os habitantes do município possam ser convidados a cantar e a dançar músicas de Natal no pátio da Câmara Municipal. Nestas ocasiões "o presidente da câmara e todos os vereadores serão obrigados a participar nestas sessões".
Já o artigo sétimo e oitavo do decreto prendem-se com as questões judiciais, alertando que as infrações serão "processadas de acordo com as leis e regulamentos em vigor" e impedindo que o documento seja "objeto de qualquer recurso perante um juiz".
Por fim, o texto termina com um pequeno mistério, brevemente revelado: o município vai publicar um "decreto específico regulamentando a noite de 24 para 25".
Leia Também: Como um "murro, mas com ovo". Líder da extrema-direita francesa agredido













