"Não é uma sugestão!" Neste município é obrigatório sorrir no Natal

  • 30/11/2025

O presidente do município de Andrézieux-Bouthéon, no centro francês, assinou um texto para que as festas que se avizinham, comecem "com um sorriso" - e isto "não é uma sugestão, é um decreto do presidente da câmara!"

 

Na página oficial do município, o governo local escreve que François Driol, o presidente, "assinou um texto tão sério quanto alegre para espantar o clima sombrio". O decreto convida todos os habitantes "a entrarem de cabeça na magia das festas".

No próprio decreto, o município explica que a assinatura do texto teve em conta "o período de tristeza em que vivem os habitantes de Andrézieux-Bouthéon, que assistem aos canais de notícias, ouvem rádio e perdem tempo nas redes sociais".

Por isso mesmo, e "considerando que cabe ao presidente da câmara zelar pela segurança e salubridade públicas no território e, que um pouco de humor não faz mal, especialmente em época festiva", o município decidiu seguir em frente com a iniciativa.

Polícia autorizada a agir em casos de "roupas sem piada"

Entre os dez artigos do decreto, a câmara incentiva todos os habitantes a "exibir um sorriso radiante e adotar uma atitude positiva em todas as circunstâncias", "a participar nos numerosos eventos e manifestações" e a usar "camisolas de Natal feias", que serão toleradas "durante reuniões familiares, mas também em espaços públicos".

E realça: "o uso de camisolas com lantejoulas multicoloridas ou grinaldas luminosas não será punido pela Polícia Municipal. No entanto, estará autorizada a tomar todas as medidas necessárias para combater os indivíduos que usam roupas sem piada nenhuma".

Logo no artigo seguinte, o município convida todas as "crianças e os adultos" a desejar "um Feliz Natal, um Feliz Ano Novo e, de forma mais ampla Boas Festas a todas as pessoas que encontrarem nas ruas".

Já os profissionais de saúde têm uma tarefa própria para levar a cabo: devem "elevar os limites aplicáveis em matéria de colesterol e glicemia, a fim de permitir que os habitantes de Andrézieux-Bouthéon se deliciem e aproveitem plenamente as guloseimas que tradicionalmente acompanham o período das festas de fim de ano, sem riscos para a saúde".

Uma espécie de ‘perdão’, que, atenção, chegando o dia 2 de janeiro termina e a dieta normal regressa.

Presidente e vereadores "obrigados" a cantar e dançar com os residentes

O decreto possibilita ainda que, na ausência de neve no Natal, os habitantes do município possam ser convidados a cantar e a dançar músicas de Natal no pátio da Câmara Municipal. Nestas ocasiões "o presidente da câmara e todos os vereadores serão obrigados a participar nestas sessões".

Já o artigo sétimo e oitavo do decreto prendem-se com as questões judiciais, alertando que as infrações serão "processadas de acordo com as leis e regulamentos em vigor" e impedindo que o documento seja "objeto de qualquer recurso perante um juiz".

Por fim, o texto termina com um pequeno mistério, brevemente revelado: o município vai publicar um "decreto específico regulamentando a noite de 24 para 25".

Leia Também: Como um "murro, mas com ovo". Líder da extrema-direita francesa agredido

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2897176/nao-e-uma-sugestao-neste-municipio-e-obrigatorio-sorrir-no-natal#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes