Não cumpre resoluções de Ano Novo? 5 dicas de especialistas para ajudar
- 29/12/2025
Ano Novo, vida nova, já diz o ditado e como tal são muitas as pessoas que aproveitam esta época do ano para fazer um balanço da sua vida, destacando aquilo que conseguiram alcançar e os objetivos que ainda faltam cumprir.
A propósito disto, a BBC destaca dicas de especialistas para estabelecer metas para 2026 e truques para não desistir delas logo em janeiro...
1. Seja realista
Perder peso, mudar de carreira e trocar de casa: segundo a coach Claire Kaye, estas questões não são planos, mas apenas resoluções vagas, irrealistas e demasiado abrangentes.
Esta aconselha a que anote o que está a funcionar na sua vida e aquilo que deixou de se encaixar consigo. "Quando entende aquilo que mais deseja ter e não apenas o que quer evitar, a sua mudança torna-se muito mais sustentável", realça.
Assim, em vez de colocar que quer 'perder peso', Kaye sugere antes: 'quero sentir-me com mais energia e confortável no meu corpo e perceber o que me ajuda a sentir-me assim'.
Ou, em vez de escrever 'mudar de carreira' apostar em: 'quero explorar que tipo de trabalho me dá mais energia e significado e identificar um pequeno passo em direção a algo mais parecido'.
2. Não use estas duas palavras!
Outra coisa e evitar quando estabelecer os seus objetivos é evitar usar palavras 'sempre' ou 'nunca', realça a psicóloga Kimberley Wilson.
Isso cria uma abordagem de 'tudo ou nada' que é muito difícil de seguir. "Um exemplo clássico é o da dieta ou do exercício físico e as pessoas pensam que se errarem um dia, tudo terá sido em vão", realçou à BBC.
Por seu turno, Kaye nota que as metas devem ser escritas numa linguagem flexível do género 'quero experimentar', 'quero criar mais espaço para' ou 'estou a aprender o que funciona para mim em cada momento'.
3. Planeie-se para uma recaída
Há um padrão vivido por muitas pessoas: começam o ano bem, com disciplina, e depois começam a falhar nos objetivos, acabando por desistir dos mesmos.
O motivo pelo qual algumas resoluções falham é porque "as pessoas fazem planos para serem a melhor versão de si mesmas", realça Wilson.
"Não estão preparadas para ficar acordadas até tarde ou ter um dia difícil no trabalho e, nesse momento, não têm um plano para colocar em prática", sublinhou.
Assim, é importante aceitar a recaída como parte do processo, uma vez que a persistência é mais importante do que a perfeição.
"O objetivo não é ser perfeito, mas sim evitar que um momento se transforme no abandono completo do plano", destaca Kaye.
O truque é encarar todos os dias como um novo recomeço.
4. Acumule os seus hábitos
Uma técnica que o vai ajudar nas resoluções de Ano Novo chama-se 'empilhamento de hábitos', na qual associa um novo comportamento a algo que já faz parte da sua rotina diária, afirma a coach de carreira Emma Jefferys.
"Por exemplo, depois de escovar os dentes, faço 19 flexões. Depois de pôr os filhos a dormir, faço alongamentos", destaca.
"Não está a adicionar mais tarefas à lista, mas sim a integrar um novo comportamento à estrutura do que já faz", realça.
Uma outra dica útil é criar um ambiente propício ao que quer fazer. "Se quiser ler mais, deixe o livro na sua almofada para ter que tirá-lo de lá antes de dormir", afirma.
5. Torne os objetivos em algo positivo
Se uma das suas resoluções de Ano Novo é poupar mais ou gerir melhor o seu orçamento, os especialistas realçam que é mais provável que o cumpra se estiver ligado a algo positivo.
Tom Francis, especialista em finanças pessoais, afirma que "ter um objetivo claro e empolgante, seja uma viagem ou um fundo de emergência, faz com que poupar pareça algo com propósito, em vez de restritivo".
Outro aspeto importante é manter o hábito. Se não consegue poupar 100 euros por mês, como tinha estabelecido, diminua para metade. O importante é não perder a consistência.














