"Nada impede" ANA de acelerar prazo de Alcochete para 2035, diz Governo

  • 03/12/2025

Hugo Espírito Santo abordou o tema, em Macau, depois de o presidente do Conselho de Administração ('chairman') da ANA - Aeroportos de Portugal, José Luís Arnaut, ter admitido querer antecipar o prazo, mas, ainda assim, ter lembrado que 2037 é o que está definido na proposta inicial, "como válvula de segurança".

 

"O (prazo) 2037 é da exclusiva responsabilidade de José Luís Arnaut [presidente da ANA]. O nosso 'timing' é 2034-2035. Nós temos esta discussão. José Luís Arnaut fez aqui o exercício de contar todos os prazos, mas se a Ana se adiantar aos prazos, ficaríamos profundamente reconhecidos e seria um sinal que a Ana está profundamente comprometida nesta parceria com o Estado de Português", afirmou Hugo Espírito Santo.

Governante e 'chairman' da gestora dos aeroportos nacionais falavam no 50.º Congresso Nacional da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), em Macau.

"Portanto, nada os impede de acelerar o prazo e nós do nosso lado tudo faremos o que pudermos. Mas, portanto, 2035", sublinhou o governante, respondendo a uma questão do presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, que quis saber se era possível projetar todas as obras de acessibilidades e infraestrutura "ao mesmo tempo até 2037, de maneira a que o aeroporto aconteça".

Antes, o responsável da ANA tinha sublinhado que o processo é longo, lembrando que há um conjunto de requisitos legais, de procedimentos, de legislação europeia e nacional até se entrar na fase de construção.

"A posição do meu acionista e a minha enquanto presidente é 'está decidido [Alcochete], vamos antecipar, vamos acelerar, e vamos ter Alcochete a funcionar o mais depressa possível'. Porque isso é o interesse do país", afirmou José Luís Arnaut.

Instado pelo presidente da APAVT várias vezes para definir uma data provável, o 'chairman' da ANA disse não se querer comprometer.

No entanto, voltou a acrescentar que "há uma vontade muito grande", até porque o interesse da ANA "é igual ao Governo e do setor do turismo", de "tentar encurtar o mais possível os passos que podem ser encurtados (...) de forma a começar a obra o mais depressa possível".

José Luís Arnaut lembrou que em causa está um futuro aeroporto que vai ser cinco vezes o aeroporto Humberto Delgado.

"A nossa vontade é que seja antes [de 2036]. Mas vamos ver o projeto final, vamos ver o que é que as empresas de construção vão fazer (...) Gostava que fosse em 2035, mas vamos ver... em 2035, 2036. (...) Estamos a falar do cenário idílico", reforçou.

"O prazo que está na nossa proposta até é 2037 - por uma razão simples, porque era preciso ter aqui algumas válvulas de segurança -, mas estamos a trabalhar com o Governo para reduzir os prazos", nomeadamente trabalhos que podem avançar sem ter que esperar por outros, explicou.

"Essa coordenação está a ser feita pelo interesse nacional, que é comum", garantiu José Luís Arnaut.

O 50.º Congresso Nacional da APAVT, que decorre até dia 04, conta com mais de 1.000 congressistas, em Macau.

[Notícia atualizada às 07h21]

 

Leia Também: Seul diz ser "extremamente difícil" fabricar submarinos nucleares nos EUA

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2898456/nada-impede-ana-de-acelerar-prazo-de-alcochete-para-2035-diz-governo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes