Nacional-FC Porto: Será que à terceira é de vez para um dragão em quebra?
- 15/02/2026
O FC Porto desloca-se, ao início da tarde deste sábado, ao Estádio da Madeira, no Funchal, para medir forças com o Nacional, com o objetivo claro de reencontrar o caminho das vitórias, depois dos 'tropeções' consecutivos sofridos diante de Casa Pia (derrota, por 2-1) e Sporting (empate, a uma bola).
À chegada à 22.ª jornada da I Liga, os dragões mantêm-se isolados no topo da tabela, com 56 pontos conquistados em 63 possíveis. No entanto, viram a liderança enfraquecida, de tal maneira que a vantagem é, agora, de apenas quatro pontos sobre a dupla de segundos classificados composta por leões (que ainda vão receber o Famalicão) e Benfica (que foi aos Açores levar de vencida o Santa Clara, na passada sexta-feira, por 1-2).
O cenário não é o mais simpático... mas as dificuldades não se ficam por aqui, uma vez que o treinador italiano Francesco Farioli sabe, de antemão, que não irá poder contar com Nehuén Pérez, Jakub Kiwior, Martim Fernandes, Samu Aghehowa, Luuk de Jong (todos lesionados) e Francisco Moura (castigado).
A única boa notícia surgiu na véspera, quando o Tribunal Central Administrativo do Sul (TCAS) aceitou a providência cautelar apresentada pela direção liderada por André Villas-Boas para suspender o castigo de dois jogos imposto a William Gomes, na sequência do cartão vermelho direto recebido na deslocação ao Estádio Municipal de Rio Maior.
Os insulares, por seu lado, estão, também eles, 'desesperados' por pontos, visto que só somaram um triunfo (sobre o Rio Ave, por 4-0), nas sete últimas rondas. Um registo que os mantém perigosamente perto dos lugares de despromoção do principal escalão do futebol nacional, pelo que não lhes resta alternativa a não ser 'dar ao pedal'.
O Nacional-FC Porto tem apito inicial agendado para as 15h30 (hora de Portugal Continental), e será apitado por José Bessa, que comandará uma equipa de arbitragem composta por Hugo Santos, Ângelo Carneiro (assistentes), Fábio Melo (quarto árbitro), João Bento (VAR) e Pedro Sousa (AVAR).
Treinadores em discurso direto
Tiago Margarido
Mau momento do FC Porto: "O facto de o FC Porto vir de dois resultados menos bons não espelha aquilo que tem sido a época até agora. São a equipa mais forte do campeonato e a classificação comprova-o. Portanto, não acredito que venham fragilizados".
Abordagem: "Sabemos das nossas capacidades, das nossas mais-valias e acreditamos que podemos tirar daqui um resultado positivo, porém, o favoritismo nunca pode fugir para o nosso lado".
Alterações forçadas no onze: "Vamos manter os nossos princípios e tentar colocá-los em prática. Obviamente, sabemos que, em certos momentos, isso não será possível, mas vamos ter a capacidade de sofrer, quando assim o jogo ditar".
Francesco Farioli
Lesão de Samu obriga a mexidas: "É claro que vamos perder um jogador-chave. Já demonstrei a confiança no Deniz [Gul] e nas suas qualidades. Já iniciou vários jogos e, agora, tem uma oportunidade muito importante. Não tenho dúvidas de que vai aproveitá-la, porque tem todas as caraterísticas para assumir o papel e a responsabilidade. É um 9 muito dotado tecnicamente. Fisicamente, é um monstro".
Polémicas no Clássico: "As autoridades estão a verificar o que têm de verificar. Do outro lado, encontramos sempre razões para desviar as atenções dos jogos. Saiu, esta manhã, um artigo que falou precisamente do quão rápido nos esquecemos, quando a bola começa a rolar em campo, do futebol e do que acontece. A atenção tem de estar aí, porque, na verdade, estamos sempre a falar do que falta, e nem sempre vejo comentários sobre o que estes rapazes estão a fazer, todos os dias".
FC Porto pode chegar aos três jogos sem vencer: "Espero que esteja errado e que sejamos capazes de alcançar os resultados que queremos, com total consciência dos desafios que vamos enfrentar. O relvado, a viagem e, principalmente, uma equipa que, pela maneira como tem e pela qualidade que tem na frente, pode ser muito perigosa para todos".
Últimos resultados
Nacional: E-D-V-D-E
FC Porto: E-V-V-D-E
Últimos onzes
Nacional: Kaique; Alan Nuñez, Léo Santos, Zé Vitor, José Gomes; Matheus Dias, Miguel Baeza, Igor Liziero; Gabriel Veron, Paulinho Bóia e Jesús Ramírez.
FC Porto: Diogo Costa; Alberto Costa, Jakub Kiwior, Jan Bednarek, Martim Fernandes; Alan Varela, Victor Froholdt, Gabri Veiga; Pepê, Borja Sainz e Samu Aghehowa.
Ausências
Nacional: Ivanildo Fernandes, Lucas França, João Aurélio, Ulisses Wilson, Filipe Soares (lesionados), Léo Santos (castigado) e Gabriel Veron (emprestado pelo FC Porto).
FC Porto: Nehuén Pérez, Jakub Kiwior, Martim Fernandes, Samu Aghehowa, Luuk de Jong (lesionados) e Francisco Moura (castigado).
Leia Também: Mais um jogo adiado na Choupana? O que diz o IPMA do Nacional-FC Porto













