Museu Britânico retira palavra "Palestina" de exposição sobre antigo Médio Oriente

  • 15/02/2026

Segundo o jornal, hoje citado pelas agências internacionais, os mapas e painéis informativos do museu referentes ao antigo Egito e aos navegadores Fenícios tinham escrita a palavra "Palestina" para designar a costa oriental do Mediterrâneo, e alguns povos estavam descritos como "de ascendência palestiniana".

 

O Museu Britânico decidiu fazer alterações no seguimento de uma carta que recebeu da associação UK Lawyers for Israel (Advogados do Reino Unido por Israel), segundo a qual "aplicar um único nome -- Palestina -- retrospetivamente a toda uma região, ao longo de milhares de anos, apaga as mudanças históricas e cria uma falsa ideia de continuidade".

"Isto também tem o efeito agravante de apagar os reinos de Israel e da Judeia, que surgiram por volta de 1.000 a.C., e de reformular as origens dos israelitas e do povo judeu como erroneamente provenientes da Palestina. A terminologia escolhida nos itens descritos implica a existência de uma região antiga e contínua chamada Palestina", sustentou a associação.

O The Telegraph lembrou que "Palestina" tornou-se um termo geográfico comum e neutro para designar a região sul do Levante em finais do século XIX, mas o Museu Britânico reconheceu agora que a palavra perdeu neutralidade.

"Para as galerias do Médio Oriente que exibem mapas de regiões culturais antigas, o termo 'Canaã' é aplicável para o sul do Levante, no final do segundo milénio antes de Cristo. Usamos a terminologia da Organização das Nações Unidas em mapas que mostram fronteiras modernas, por exemplo, Gaza, Cisjordânia, Israel, Jordânia, e referimo-nos a 'palestiniano' como um identificador cultural ou etnográfico", afirmou uma fonte do museu.

De acordo com o jornal, o Museu Britânico está a rever outros painéis e legendas informativas, no âmbito de um plano de reconstrução e renovação da exposição, a implementar nos próximos anos.

Leia Também: Austrália: Detido após furtar "artefactos egípcios de valor inestimável"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2940022/museu-britanico-retira-palavra-palestina-de-exposicao-sobre-antigo-medio-oriente#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes