Municípios e empresários de Beja aplaudem isenção de portagens na A2

  • 28/11/2025

O parlamento aprovou, na quarta-feira, uma proposta do PS para isentar de portagens em dois troços da A2 e da A6, no Alentejo.

 

A isenção só abrange as pessoas com residência e as empresas com sede em determinadas "áreas de influência" das duas autoestradas, sendo que, no caso da A2, que atravessa o distrito de Beja, a medida terá efeito entre os nós A2/A6/A13 e o de Almodôvar.

Em declarações à agência Lusa, António José Brito, presidente da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), com sede em Beja e que integra 13 dos 14 municípios do distrito (Odemira integra outra comunidade intermunicipal), disse hoje tratar-se de uma medida "positiva para as pessoas e empresas locais".

Ainda assim, o também autarca de Castro Verde frisou que, "isoladamente, a medida pode não surtir o efeito desejado para a economia da região".

O Baixo Alentejo "precisa de mais enquanto território de baixa densidade, onde tem de haver mais investimento público em infraestruturas fundamentais", defendeu.

Como "exemplos flagrantes" deste conjunto de infraestruturas a necessitar de investimento, o presidente da CIMBAL aludiu à "integração de Beja na rede de autoestradas ou à eletrificação urgente da ferrovia".

Na opinião de António José Brito, "o avanço nestas infraestruturas será decisivo para a afirmação, de uma vez por todas, do Aeroporto de Beja".

A mesma opinião expressou o presidente do NERBE/AEBAL -- Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral, David Simão, que admitiu hoje à Lusa que o que "efetivamente teria mais impacto" na economia local seria "a construção da autoestrada de acesso a Beja".

"Seria mesmo importante levarmos a cabo a construção dos 40 quilómetros que faltam de autoestrada, para que, realmente, possamos ter as mesmas condições que outros pontos do país têm", disse.

Ainda assim, David Simão concordou que a isenção de portagens para residentes e empresas é uma medida "positiva" e "essencial".

"Congratulamo-nos com essa medida e pensamos que esta poderá ter um efeito positivo junto da atividade comercial por parte das empresas, na diminuição dos custos dos seus produtos e na melhoria do acesso à utilização destas vias", afirmou.

O dirigente lembrou que, no distrito de Beja, "existem empresas que, para conseguirem diminuir custos no transporte das suas mercadorias, acabam por utilizar vias secundárias".

Por isso, concluiu, a isenção de portagens "é uma medida positiva e essencial".

A isenção de portagens vai funcionar "através da utilização de dispositivo eletrónico associado à matrícula do veículo".

Para se saber quem pode beneficiar da isenção, a legislação prevê que as áreas de influência compreendem, no caso da A6, "o território abrangido pelas NUTS III do Alto Alentejo e Alentejo Central" e, no da A2, "o território abrangido pelas NUTS III do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral".

A proposta de lei do OE2026 foi aprovada na quinta-feira em votação final global com votos a favor dos dois partidos que apoiam o Governo, PSD e CDS-PP, e com a abstenção do PS.

Os restantes partidos (Chega, IL, Livre, PCP, BE, PAN e JPP) votaram contra.

Leia Também: Do IRS à isenção de portagens: 8 mudanças para 2026 que mexem na carteira

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2896488/municipios-e-empresarios-de-beja-aplaudem-isencao-de-portagens-na-a2#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes