Mundial de sub-17: Portugal goleia México e qualifica-se para os quartos
- 18/11/2025
A seleção nacional de sub-17 qualificou-se, esta terça-feira, para os quartos de final do Campeonato do Mundo ao golear o México (5-0), em Doha, no Qatar. A equipa das quinas ficará, agora, à espera do desfecho da partida entre Suíça e República da Irlanda para conhecer o adversário com quem vai medir forças na próxima fase.
Portugal até entrou algo nervoso no encontro frente aos mexicanos, mas Rafael Quintas inaugurou o marcador logo aos 15 minutos, através da conversão de uma grande penalidade.
O jogador do Benfica não tremeu no cara a cara com Santiago López e colocou a seleção nacional a vencer, depois de uma falta de José Navarro sobre Duarte Cunha, que o árbitro Fernando Vejar não teve dúvidas em assinalar como penálti.
A missão portuguesa ficou, a partir daí, mais facilitada, mas o México quis 'ajudar' ainda mais com uma expulsão aos 35 minutos. O selecionador Bino Maçães pediu a intervenção do VAR num lance que deixou Bernardo Lima a sangrar do lábio e o árbitro foi chamado a ver as imagens.
Vejar não teve outra hipótese a não ser mostrar a cartolina vermelha a José Navarro e os mexicanos ficaram reduzidos a 10 jogadores com mais uma hora por jogar.
Segunda parte a todo o vapor
A vantagem portuguesa manteve-se intacta até ao intervalo e foi ampliada logo após o arranque do segundo tempo, à boleia do melhor marcador. Assistido por Zeega, Anísio Cabral fintou o guardião mexicano antes de meter a bola no fundo das redes aos 48 minutos.
O México tentou esboçar uma reação, já com pouco ou nada a perder, mas acabou traído pela inferioridade numérica. Aos 81 minutos foi a vez de Zeega fazer o gosto ao pé, após um belo trabalho de Mateus Mide no corredor esquerdo.
Zeega só teve mesmo de encostar para o fundo das redes e deu mais uma 'machadada' no México, mas o pesadelo da seleção azeteca estava longe de chegar ao fim.
Ainda antes do apito final surgiram mais dois golos. Miguel Figueiredo (83') fez o quarto golo luso em Doha, antes de Yoan Pereira (85') fixar o resultado final na Aspire Zone.
O melhor que o México conseguiu foi ter mais uma expulsão, depois do guardião Santiago López a ver o vermelho direto por ter decidido 'atropelar' João Aragão. A seleção mexicana acabaria, assim, reduzida a nove jogadores, confirmando via verde para o apuramento de Portugal.
Quem se segue?
A seleção orientada por Bino Maçães terá de esperar apenas por umas horas para saber conhecer o próximo adversário. Por esta altura, República da Irlanda e Suíça já medem forças e uma destas equipas estará no caminho de Portugal, cujo sonho passa por sair do Qatar com o título de campeão mundial de sub-17.
Recorde-se que a Alemanha, que já foi eliminada pelo Burkina Faso, é a detentora do troféu, após ter conquistado pela primeira vez o torneio, em 2023, juntando-se num historial dominado por Nigéria e Brasil, com cinco e quatro títulos.
[Notícia atualizada às 14h52]
Leia Também: Mundial sub-17: Portugal tenta bater México para prosseguir sonho













