Mulher mais velha do país faz 113 anos: "Muito trabalho dá cabo do corpo"
- 22/12/2025
Maria da Conceição, a mulher mais velha de Portugal, celebra esta segunda-feira 113 anos, em São Brás de Alportel, no distrito de Faro. A data não passou despercebida ao município, que fez questão de assinalar o aniversário.
A idosa, que foi sempre apelidada de "menina", incluindo pelo marido, nasceu a 22 de dezembro de 1912, dois anos antes da fundação do concelho de São Brás de Alportel.
"É um testemunho vivo de mais de um século de história, tendo atravessado profundas transformações sociais, culturais e económicas em Portugal e no mundo. Na instituição onde vive, é afetuosamente tratada por ‘Rainha’, conquistando todos com o seu espírito sereno, a sua lucidez e as memórias cheias de sabedoria que partilha", assinala o município na rede social Facebook.
Num vídeo gravado em 2020, quando a Câmara Municipal de São Brás de Alportel realizou a Festa dos Centenários do concelho, Maria da Conceição foi desafiada a deixar um conselho às gerações mais jovens.
"Não trabalhem muito. Não se esforcem demais. Muito trabalho dá cabo do corpo", atirou.
Na altura, a idosa recordou ainda a sua infância, incluindo as brincadeiras "à roda da igreja" e na "eira" aos domingos à tarde.
As comemorações do aniversário de Maria da Conceição decorreram esta segunda-feira no Lar de Terceira Idade da Santa Casa da Misericórdia, onde a idosa reside.
Além de Maria da Conceição, foi também celebrado Joaquim Varela, "outro super-centenário residente no concelho", de 110 anos.
Para a autarquia, Joaquim Varela, nacido a 13 de maio de 1915, é "outro exemplo notável de longevidade e resiliência". O homem "dedicou toda a sua vida ao trabalho no campo, à agricultura e à criação de gado". Aos 25 anos casou com Augusta, "com quem construiu uma família numerosa, criando seis filhos".
"Em São Brás de Alportel vivem dois dois dos quatro super-centenários do país. Juntos totalizam uns impressionantes 223 anos de história!", destaca o município.
Maria da Conceição é a mulher mais velha de Portugal. E do mundo?
A mulher mais velha do mundo é a britânica Ethel Caterham, que celebrou o 116.º aniversário no passado dia 21 de agosto.
Nascida a 21 de agosto de 1909 num vilarejo em Hampshire, no sul da Inglaterra, Ethel Caterham tornou-se a pessoa mais velha do mundo no início de maio, após a morte da freira brasileira Inah Canabarro Lucas, aos 116 anos.
Ethel Caterham é o último súbdito vivo do rei Eduardo VII, cujo reinado terminou em 1910. É também a britânica mais velha de todos os tempos, de acordo com o banco de dados Oldest in Britain.














