Muito cuidado! Sete alimentos comuns que dificultam a perda de peso
- 26/12/2025
Ainda estamos a viver o resto das mesas dos doces do Natal e pensar em dieta e não é uma grande realidade. Contudo, é importante estar atento a alguns alimentos que podem fazer com que não perca o peso que desejava. Existem alguns que até são apelidados de saudáveis, mas acabam por afetar o processo de emagrecimento.
“Muitos alimentos considerados benéficos para a saúde podem, na verdade, estar a atrapalhar os seus esforços para entrar em forma, em vez de incentivá-los, o que naturalmente leva à frustração”, revela ao Eat This, Not That a dietista Sarah Garone.
Revelou quais os alimentos com que deve ter especial atenção.
1- Barras de proteína
"As barras de proteína são frequentemente divulgadas como um complemento saudável à dieta. O seu alto teor de proteína pode ajudar a promover a sensação de saciedade, mas a maioria das barras de proteína é extremamente processada, às vezes contendo grandes quantidades de açúcares adicionados. Também podem ser bastante calóricas.”
Leia Também: O chá barato número 1 para a saúde do seu coração (e não só)
2- Iogurtes aromatizados
“Embora o iogurte seja, sem dúvida, um alimento saudável, repleto de probióticos benéficos para o intestino e proteínas de alta qualidade, as versões com sabor e alto teor de açúcar adicionado não são uma boa opção para quem quer emagrecer. Além de serem calóricos, podem elevar o nível de açúcar no sangue, o que causa desejos por doces mais tarde.”
3- Misturas de frutos secos
“Enquanto que o consumo de frutos secos puros ou levemente adoçados tem sido associado à perda de peso, encher a sua tigela com uma mistura de frutos secos e extremamente doce não terá os mesmos efeitos."
4- Granola
“A granola é tão fortemente associada a benefícios para a saúde que seu nome é sinónimo de tudo o que é natural. Os seus grãos integrais podem adicionar fibras que dão sensação de saciedade ao pequeno-almoço. Dito isso, a granola também pode ser uma fonte oculta de gordura e açúcares adicionados. Certifique-se de controlar as porções.”
5- Smoothies
“Preparados corretamente, os smoothies podem ser uma ótima maneira de consumir mais frutas e vegetais. Mas também podem ser um veículo para ingredientes ricos em calorias que se acumulam rapidamente. E como beber não oferece a mesma sensação de saciedade que mastigar, pode não achar os smoothies tão nutritivos quanto alimentos sólidos.”
6- Sobremesas sem gordura
"Embora doces sem gordura, como brownies ou gelados, possam parecer uma boa ideia para perder peso, remover a gordura dos alimentos não é, na verdade, uma estratégia útil. Muitas vezes, quando os fabricantes de alimentos retiram a gordura, simplesmente adicionam açúcares, conservantes ou ingredientes artificiais.”
7- Frutas desidratadas
“Embora sejam ricas em nutrientes, não são a melhor opção para quem quer reduzir a ingestão de calorias.”














