Mudanças no IUC e baixa do IRS lideram fatura das mais lidas em Economia
- 31/12/2025
O ano de 2025 continuou a ser marcado por um contexto internacional e geopolítico de incerteza, mas a economia portuguesa tem mostrado resistir e as previsões - do Governo e do Banco de Portugal - até indicam que o crescimento deste ano deverá situar-se nos 2%.
Porém, a fatura do supermercado continua a 'apertar' a carteira dos portugueses, com o preço do cabaz alimentar em máximos de 2022 e a taxa de inflação ligeiramente acima dos 2%.
Isto, num cenário em que a tecnologia avança, mas um apagão energético, em abril, sublinhou a importância de se ter dinheiro físico, porque nunca se sabe quando é que os telemóveis, cartões e outros meios digitais nos deixam na mão no momento de comprar bens essenciais... Saiba aqui qual é a quantia que deve ter fisicamente consigo.
Este ano fica também marcado pela decisão do Governo de rever mais de 100 artigos do Código do Trabalho. Com esse objetivo, lançou um pacote de medidas de revisão da lei laboral que tem gerado muita polémica e até culminou numa greve geral no dia 11 de dezembro, cujo balanço, por sinal, é contraditório: os sindicatos dizem que foi um sucesso, mas o Executivo tem uma visão oposta.
Este tema promete continuar a marcar 2026, já que está previsto um encontro entre o primeiro-ministro e a CGTP logo no início de janeiro e uma manifestação da mesma central sindical poucos dias depois.
As medidas em questão visam desde a área da parentalidade, passando pelos despedimentos e até ao alargamento dos prazos dos contratos ou dos setores que passam a estar abrangidos por serviços mínimos em caso de greve - pode ler um resumo aqui.
Mudanças no IUC, descida do IRS e pensões lideram
Apesar do contexto acima descrito, as notícias que mais captaram o interesse dos leitores do Economia ao Minuto estiveram relacionadas com as mudanças no Imposto Único de Circulação (IUC), que eram para entrar em vigor em 2026, mas o Governo optou depois por 'chutar' para 2027.
Destaque também para a redução do IRS, já que este ano entraram em vigor novas tabelas do imposto, que aumentaram o rendimento mensal para a generalidade dos trabalhadores. Porém, atenção ao reembolso em 2026, porque poderá ser menor - ou até nem existir.
Mas há mais. O Notícias ao Minuto selecionou as notícias mais lidas do ano, da secção de Economia, entre as quais sobressaem as que estão relacionadas com impostos, com direitos e dúvidas laborais, bem como com temas ligados a pensões.
Eis as 10 notícias de Economia mais lidas de 2025:
- IUC muda em 2026, mas há condutores que não têm de pagar. Eis as isenções
- Confirma-se: IRS vai mesmo descer para salários até este valor
- Pode reformar-se antecipadamente sem penalização?
- Atenção, reformados: Há novidades nas pensões este mês (explicamos tudo)
- Quem é que tem direito a 25 dias de férias por ano?
- O trabalhador tem direito a folgar no dia de aniversário?
- Já ouviu falar do Acréscimo Vitalício de Pensões? O que é e para quem
- IRS. Se o reembolso for inferior a este valor, não estranhe não o receber
- Este mês há o IMI para pagar. Não recebeu nota de cobrança? Faça isto
- Trabalhadores têm direito a receber subsídio de refeição nas férias?













