Muçulmanos xiitas celebram Ashura no meio de tensões com Israel

  • 06/07/2025

As celebrações realizam-se no meio das tensões entre os países árabes e muçulmanos do Médio Oriente e Israel.

 

A Ashura tem um profundo significado religioso e histórico para os xiitas, segundo a agência norte-americana Associated Press (AP).

Assinala a Batalha de Karbala, em 680, na qual o Imã Hussein, juntamente com a família e companheiros, foi morto depois de se ter recusado a jurar fidelidade ao califado omíada, cimentando o cisma entre o Islão sunita e xiita.

Considerado pelos xiitas como o legítimo sucessor de Maomé, a data da morte de Hussein passou a simbolizar a resistência contra a tirania e a injustiça.

No Irão, milhões de pessoas participaram em procissões por todo o país, um luto que se realiza todos os anos e que, nesta ocasião, foi marcado por um forte tom nacionalista, na sequência da guerra de 12 dias com Israel, em junho.

Em algumas celebrações, para além das orações, ressoou o hino persa "Hey Iran" e a leitura de poemas nacionalistas, algo pouco habitual nestes eventos, segundo a agência de notícias espanhola EFE.

O líder supremo do Irão, Ali Khamenei, aproveitou uma cerimónia na véspera da Ashura, no sábado à noite, para aparecer em público pela primeira vez desde a guerra com Israel.

A guerra arrastou-se até 24 de junho, quando o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou um cessar-fogo.

Durante o conflito de 12 dias, Israel atacou instalações militares, nucleares e energéticas iranianas, bem como zonas residenciais em Teerão.

Matou pelo menos 30 comandantes militares de topo e 11 cientistas nucleares, enquanto o Irão respondeu com vagas de ataques de mísseis.

No Iraque, milhares de peregrinos árabes e de outros países entraram no país nos últimos dias, por via terrestre e aérea, para participar nas comemorações, informou o Ministério do Interior num comunicado.

O ministério disse que até agora não tinham sido detetados problemas de segurança.

Referiu que havia um grande afluxo de visitantes que fazem a peregrinação anual à cidade sagrada de Kerbala, no sul do Iraque, e a outros locais religiosos venerados para assinalar a morte do Imã Hussein.

"Todos os postos fronteiriços terrestres e aéreos do país registaram um elevado volume de chegadas nos últimos dias", declarou o ministério.

A mesma fonte assegurou que as autoridades estavam em "alerta máximo para fornecer todo o apoio organizacional e logístico" que garantisse que as celebrações decorreriam sem problemas.

Muitos dos fiéis assinalam a Ashura com rituais de automutilação.

A Ashura é celebrada todos os anos no 10.º dia de Muharram, o primeiro mês do calendário islâmico, mas tem um significado diferente para os muçulmanos sunitas, o ramo maioritário no Médio Oriente, e para os muçulmanos xiitas.

Nos países sunitas, a data assinala o dia em que Noé desembarcou da arca e em que Moisés separou as águas do Mar Vermelho, permitindo o êxodo dos israelitas do Egito, que é celebrado com jejum e orações nas mesquitas.

Para os xiitas, o martírio de Hussein foi um dos principais pontos de viragem na divisão entre os dois principais ramos do Islão, segundo a EFE.

Leia Também: Erdogan acusa Netanyahu de transformar região num banho de sangue

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2817409/muculmanos-xiitas-celebram-ashura-no-meio-de-tensoes-com-israel


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8. Jó

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes