MP quer acusação a filho do Presidente do Congo separada da Rota do Atlântico

  • 19/12/2025

O requerimento ao juiz de instrução consta da acusação do processo Rota do Atlântico, datada de 10 de dezembro e à qual a Lusa teve hoje acesso, no qual estão em causa suspeitas de corrupção de funcionários e titulares de cargos políticos na República do Congo para adjudicação de obras públicas.

 

Segundo o despacho do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), os atos sob suspeita terão sido praticados a partir de 2011 e a entidade que terá beneficiado dos contratos de obras públicas terá sido o grupo brasileiro Asperbras, do qual José Roberto Colnaghi é o presidente.

O esquema terá contado com a colaboração dos empresários portugueses José Veiga e Paulo Santana Lopes e de um administrador de empresas brasileiro.

Os montantes movimentados no âmbito do acordo, alegadamente com recurso a empresas no estrangeiro e documentação falsa, terão depois servido para os arguidos comprarem diversos bens, entre os quais imóveis, veículos e participações sociais.

José Roberto Colnaghi, José Veiga, Paulo Santana Lopes e o gestor de empresas respondem por corrupção ativa com prejuízo no comércio internacional e branqueamento de capitais, a que acresce, no caso dos dois portugueses, uma acusação de fraude fiscal qualificada.

Já o filho do Presidente congolês Denis Sassou Nguesso, Denis Christel Sassou Nguesso, e o antigo ministro das Finanças Gilbert Ondongo, estão acusados somente de branqueamento, tal como os restantes três arguidos no caso.

De acordo com a acusação, há mais de dois anos e nove meses que o MP aguarda por resposta das autoridades do Congo a uma Carta Rogatória que visava a constituição como arguidos e o interrogatório dos dois cidadãos congoleses.

Em 10 de dezembro, com a dedução da acusação, Denis Christel Sassou Nguesso e Gilbert Ondongo passaram ambos a ter o estatuto de arguido, mas terão agora de ser notificados do que lhes é imputado, o que poderá demorar, com repercussão no andamento do processo dos restantes sete acusados na Rota do Atlântico.

"Tal repercussão traduzir-se-á, necessariamente, no retardamento excessivo das fases subsequentes do processo, constituindo um risco sério para a realização da Justiça em tempo útil e para a pretensão punitiva do Estado", frisam as procuradoras que assinam a acusação, requerendo, por isso, que o processo dos cidadãos congoleses seja separado do caso principal.

Na quarta-feira, o advogado de José Veiga, Rogério Alves, disse à Lusa que a acusação "é apenas a versão do Ministério Público", que vai contestar, estando ainda por decidir se vai pedir a abertura da instrução.

Já o mandatário de Paulo Santana Lopes, Tiago Félix da Costa, afirmou, por escrito, que o seu cliente "deixou sempre muito claro que nunca corrompeu quem quer que fosse".

A Lusa tentou hoje, sem sucesso, ouvir a defesa do empresário José Roberto Colnaghi.

O MP estima que os valores contratualizados nas obras sob suspeita ascenderam a pelo menos 1,19 mil milhões em dólares (cerca de mil milhões de euros) e 1,63 mil milhões em euros, tendo os arguidos obtido presumivelmente vantagens de 224,11 milhões em euros e de 90,14 milhões em dólares (quase 76,5 milhões de euros).

O processo Rota do Atlântico, conhecido em 2016, deu origem ao processo Lex, no qual estão a ser julgadas suspeitas de viciação de sorteios no Tribunal da Relação de Lisboa.

Leia Também: Defesa de José Veiga contesta acusação no processo Rota do Atlântico

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2907484/mp-quer-acusacao-a-filho-do-presidente-do-congo-separada-da-rota-do-atlantico#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes