MP acusa médico e três bombeiros de homicídio por negligência de criança

  • 21/01/2026

Um médico e três bombeiros foram acusados pelo Ministério Público (MP) de homicídio por negligência na assistência em Montemor-o-Novo, distrito de Évora, a uma menina de 6 anos que acabou por morrer, em 2018, foi hoje divulgado.

 

Num comunicado publicado na página de Internet da Procuradoria-Geral Regional de Évora, consultado pela agência Lusa, o MP revelou ter deduzido acusação contra estes quatro arguidos, "imputando-lhes, de modo concorrencial, a responsabilidade pela morte" da criança.

"Os quatro arguidos estão acusados de factos que são suscetíveis de integrar o crime de homicídio por negligência grosseira em consequência da violação dos deveres de cuidado e de ofício a que estavam obrigados", especificou.

Segundo MP, os factos remontam ao dia 28 de outubro de 2018, depois de a criança ter sofrido uma queda e manifestado de imediato sintomas de crise convulsiva e perda de consciência.

Em janeiro de 2019, o jornal Correio da Manhã noticiou que a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) estava a investigar as circunstâncias da morte da menina.

A criança, segundo notícia consultada pela Lusa, foi transportada do Centro de Saúde de Montemor-o-Novo para o hospital de Évora, onde deu entrada em paragem cardiorrespiratória, acabando por falecer naquela unidade de saúde.

Uma fonte do MP disse hoje à Lusa que a acusação agora deduzida diz respeito a esse caso.

E, perante questões colocadas pela Lusa por correio eletrónico, a mesma fonte confirmou que o médico acusado prestava então serviço no Centro de Saúde de Montemor-o-Novo, enquanto os três bombeiros integravam na altura a corporação dessa cidade.

Citando o despacho de acusação, o MP alegou que, "num primeiro momento, não foram cumpridos diversos protocolos de referenciação da situação, existindo indícios de que também os cuidados médicos e de vigilância subsequentemente prestados não foram os adequados".

"Em síntese, a acusação sustenta que houve falhas graves no socorro, avaliação clínica e vigilância que ditaram o desfecho fatal", sublinhou.

Em relação a uma enfermeira que também foi constituída arguida, o MP referiu que "os autos, nessa parte, foram objeto de arquivamento", já que se concluiu pela "falta de indícios suficientes quanto à violação de deveres de cuidado" por parte desta profissional.

"A investigação envolveu extensa recolha e análise de prova que se revelou de grande complexidade, bem como a realização de exames periciais exaustivos, que, uma vez concluídos, careceram ainda de esclarecimentos complementares, essenciais para o completo apuramento da verdade", acrescentou.

O MP realçou que decorre o prazo para eventual abertura de instrução, que, a não ser requerida, determinará a remessa do processo para julgamento.

 

SM // RRL

Lusa/Fim

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2923650/mp-acusa-medico-e-tres-bombeiros-de-homicidio-por-negligencia-de-crianca#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes