MP acusa ex-autarcas de Vidigueira de prevaricação, abuso de poder e peculato

  • 02/02/2026

Num comunicado publicado no 'site' da Procuradoria-Geral Regional de Évora, o Ministério Público (MP) revelou ter deduzido acusação contra os dois arguidos, que, à data dos factos, eram presidente e vice-presidente da Câmara de Vidigueira, no distrito de Beja, eleitos pela CDU.

 

Sem citar os nomes dos arguidos no comunicado, o MP indicou que ambos foram acusados pela "prática do crime de prevaricação de titular de cargo político, em concurso aparente com os de abuso de poderes e de peculato".

"O inquérito, dirigido pelo DIAP [Departamento de Investigação e Ação Penal] Regional de Évora desde março de 2022, teve por objeto a atuação do então presidente e da vice-presidente da Câmara Municipal de Vidigueira, por factos ocorridos entre os anos de 2015 e 2017", adiantou.

Contactado hoje pela agência Lusa, Manuel Narra disse que pretende requerer a abertura da instrução do processo e salientou que possui "documentos que contradizem a acusação do MP".

"Houve deliberações na câmara e na assembleia municipal que autorizam protocolo de utilização do lar", realçou o ex-autarca alentejano, assinalando que nem sequer votou estas decisões nestes órgãos autárquicos.

No comunicado, o MP explicou que o processo diz respeito à "cedência/gestão e exploração de um lar em condições extremamente vantajosas" pela Associação de Beneficência de Selmes e Alcaria (ABSA) e "em prejuízo dos interesses do município".

Com o negócio, referiu, a ABSA, que detinha a valência, ficou isenta do pagamento de contrapartidas, "quando as circunstâncias indicavam a total sustentabilidade" da instituição, "beneficiando com fundos público-municipais".

"Acresce que os arguidos terão diligenciado pela alteração do protocolo celebrado para a cedência dessa gestão à ABSA, prevendo a possibilidade de compra do lar pelo valor de 845.683, 81 euros, quando o investimento total do município ascendera a cerca de três milhões de euros", destacou.

Segundo o MP, o negócio, se tivesse sido concretizado, "acarretaria sério prejuízo para o município, que assim se veria desapossado de importante ativo imobiliário-patrimonial por um preço muito inferior ao devido, enriquecendo a associação à sua custa".

Por outro lado, o ex-presidente de câmara "terá determinado o pagamento de despesas de funcionamento deste lar (eletricidade, gás e telecomunicações) no valor de 26.721,28 euros, depois de a sua gestão ter sido entregue àquela associação de beneficência, sem que tal estivesse protocolado ou previamente autorizado e orçamentado pelo município", alegou.

De acordo com o MP, o então presidente da autarquia também assumia, desde fevereiro de 2015, o cargo de presidente da ABSA, enquanto a vice-presidente, quando cessou funções públicas, assumiu o cargo de diretora do lar gerido por esta associação.

O Ministério Público pediu a condenação dos arguidos no pagamento do valor que "foi entregue indevidamente em benefício daquela associação e prejuízo dos cofres municipais".

Agora, decorre o prazo para eventual abertura de instrução, que, a não ser requerida, determinará a remessa do processo para julgamento comum em tribunal coletivo, acrescentou.

Em fevereiro de 2022, Manuel Narra foi condenado pelo Tribunal Judicial de Beja por peculato a uma pena de cinco anos de prisão, suspensa sob a condição de devolver ao município 42.508,80 euros que recebeu indevidamente em ajudas de custo.

Manuel Narra presidiu ao município de Vidigueira entre 2005 e 2017, eleito pela CDU, e, nas autárquicas de 2021, voltou a candidatar-se por um movimento de cidadãos e foi eleito vereador na câmara, acabando por renunciar ao cargo após a condenação.

Leia Também: CCDR Alentejo apoia 88 agricultores afetados por fogos do último verão

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2931408/mp-acusa-ex-autarcas-de-vidigueira-de-prevaricacao-abuso-de-poder-e-peculato#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes