MP abre inquérito à morte de grávida e bebé em hospital dos Açores

  • 17/02/2026

O Ministério Público (MP) abriu um inquérito à morte de uma grávida de 34 anos e da filha bebé no Hospital da Horta, na ilha do Faial, Açores.

 

De acordo com a Antena 1 Açores, que avança com a notícia, o objetivo é apurar se as mortes estão relacionadas com uma quebra de protocolos hospitalares e eventual negligência, uma informação que o Notícias ao Minuto já está também a tentar apurar.

As mortes ocorreram há precisamente uma semana, na madrugada de terça-feira, 10 de fevereiro.

Ângela iniciava o trabalho de parto quando se sentiu mal. A enfermeira que a assistia na altura terá saído do quarto para ir buscar um saco para enjoos e, quando regressou, a grávida já não apresentava sinais de vida.

Segundo a RTP-Açores, tudo indica que Ângela terá tido uma paragem cardiorrespiratória. Porém, só as autópsias, que se realizaram na tarde de segunda-feira, depois de vários adiamentos, poderão confirmar as causas dos óbitos.

O funeral de mãe e filha realiza-se na manhã desta terça-feira, 17 de fevereiro, na ilha do Pico, de onde Ângela era natural.

O caso tem gerado muita consternação nos Açores. Ângela era uma jovem ativa e sociável, de apenas 34 anos. Tinha tido a primeira filha há quatro anos e preparava-se agora para dar à luz a segunda menina.

Duas semanas antes, tinha perdido a mãe, vítima de um cancro. Por já estar no fim da gravidez e no Faial - onde se localiza a unidade de obstetrícia mais perto do Pico -, os médicos não a aconselharam a fazer a viagem para assistir ao funeral da progenitora.

O que não se esperava é que Ângela acabasse por morrer, assim como a filha bebé, quando dava início ao trabalho de parto.

Ainda segundo a RTP-Açores, os médicos e enfermeiros ainda a tentaram reanimar, mas sem sucesso. A atenção virou-se depois para a bebé, que se encontrava na barriga da mãe. Mas "a posição do feto" não terá ajudado o parto, que foi realizado através de cesariana.

Quando finalmente tiraram a menina, esta também já estava morta.

O caso gerou grande perplexidade tanto entre a classe médica como entre os familiares e amigos de Ângela. Nas redes sociais, são muitos os que lamentam tamanha perda e deixam palavras de força e carinho à família.

Nos comentários às notícias da morte de Ângela há também muitos desabafos a propósito deste caso, que vem levantar de novo questões relacionadas com os meios de saúde da região.

O Notícias ao Minuto entrou em contacto com o Hospital da Horta para pedir esclarecimentos sobre o caso, tendo nomeadamente questionado quanto tempo esteve a grávida sem prestação de cuidados desde que se sentiu mal, mas, até ao momento, não obteve resposta às perguntas efetuadas.

Consternação nos Açores após grávida e bebé morrerem no trabalho de parto

Consternação nos Açores após grávida e bebé morrerem no trabalho de parto

Uma grávida de 34 anos morreu no Hospital da Horta, na ilha do Faial, nos Açores, quando iniciava o trabalho de parto. A bebé também não sobreviveu. O que se passou é para já uma incógnita, uma vez que as autópsias a ambos os corpos estão a ser sucessivamente adiadas.

Natacha Nunes Costa | 11:58 - 13/02/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2940726/mp-abre-inquerito-a-morte-de-gravida-e-bebe-em-hospital-dos-acores#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes