Mourinho, Trump e racismo. A reflexão de Gary Lineker sobre Prestianni

  • 20/02/2026

Gary Lineker, 'lenda viva' do futebol inglês, aproveitou, esta quinta-feira, a presença no podcast 'The Rest is Football' para levar a cabo uma profunda reflexão sobre o alegado caso de racismo que acabou por marcar o triunfo conquistado pelo Real Madrid sobre o Benfica, por 0-1, no encontro da primeira mão do playoff de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões.

 

"Vinícius Júnior, tendo marcado um golo fabuloso, festejou, tal como qualquer jogador faria. Depois, de acordo com Vinícius Júnior e Kylian Mbappé, que estava próximo, foi alvo de abuso racial da parte de Gianluca Prestianni, um dos jogadores do Benfica. Será, claro está, difícil de provar, mas eu diria duas coisas", começou por afirmar.

"Primeiro, por que iriam Vinícius Júnior e até Mbappé mentir? Este era um momento de alegria para ambos saborearem. Um golaço. Não faz sentido, na verdade, pois não? Transformar isso num momento de acusação e desespero... Em segundo lugar, por que é que, não ser que estivesses a tentar sufocar as tuas palavras, te esconderias atrás da tua camisola?", prosseguiu.

"De qualquer maneira, uma vez mais, o racismo descolora o jogo lindo. Eu diria, ainda assim, que isto vai além do futebol. Vivemos num momento no qual divisão está instalada, no qual estamos virados uns contra os outros, seja pela cor da nossa pele, pela raça ou pela religião. Isso vem do topo, vemos em todo o lado. Só nas últimas semanas, vimos o presidente dos Estados Unidos da América [Donald Trump] publicar uma imagem do ex-presidente e da mulher [Barack e Michelle Obama] como macacos. Agora, estamos a testemunhar acusações de algo semelhante, num campo de futebol", completou.

A "ousadia" de José Mourinho

O antigo jogador de clubes como Barcelona ou Tottenham virou, de seguida, baterias contra o "deprimente" "tribalismo pós-jogo": "José Mourinho teve a ousadia de culpar Vinícius por festejar o seu golo. Basicamente, disse que fez por merecer. Lamento, mas isso é manipulação psicológica".

"Os jogadores festejam golos. Será que deveriam pensar, no momento, 'Se eu festejar, vou provocar abusos racistas'? É claro que não. É de loucos e é errado, diria, colocar a culpa sobre Vinícius. Mourinho foi ao ponto de dizer que o melhor jogador de sempre do clube era negro, o grande Eusébio", lamentou.

"Ele tem razão, é claro, que tem, mas pareceu um pouco um daqueles momentos de 'Oh, um dos meus amigos é negro'. Isto não teve a ver com o Benfica, ainda que se tenham visto imagens de dois jovens adeptos a fazerem gestos de macacos, na direção dos jogadores do Real Madrid. Não me parece que este tenha sido um momento de tribalismo", acrescentou.

"Deveria ter sido um momento no qual todo o futebol se juntasse. Se se provará ou não que houve abusos racistas, está por ver. Imagino que vai ser muito difícil. Eu vou ser acusado, provavelmente - não pela primeira vez, juntamente com outros - de ser 'woke', mas penso que é imensamente importante que não sejam apenas os jogadores negros a falar. Tem de vir de nós", rematou.

"A maneira como isto se virou contra o Vinícius foi muito triste"

A terminar, o ex-internacional inglês, de 65 anos de idade, reforçou, de resto, o quão "estranho e desumano" é que "a preocupação e a gentileza sejam vistas como uma falha e algo a ser desprezado": "Eu acredito genuinamente que a larga maioria dos adeptos dentro do Estádio da Luz não tenham sido preconceituosos contra a cor da pele de alguém".

"Também diria que 99% dos futebolistas profissionais são não nem um bocadinho racistas. Na verdade, a harmonia multicultural dos balneários são um exemplo para o mundo, penso eu. Fazem-me sentir orgulhoso do nosso desporto. Ainda assim, haverá sempre a rara exceção que estraga tudo para todos", apontou.

"Aquilo que aconteceu na terça-feira foi tão angustiante quanto deprimente, e recordemo-nos apenas de quem foi a vítima e que permanecemos do lado certo. Não é a primeira vez que falamos destas questões, e suspeito que não será a última. Penso que a maneira como isto se virou contra o Vinícius foi muito triste", concluiu.

Leia Também: "Homenzinho". Thuram arrasa Mourinho e fala de "superioridade branca"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2942336/mourinho-trump-e-racismo-a-reflexao-de-gary-lineker-sobre-prestianni#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8. Jó

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes