Mourinho tem de pagar jantar por ajuda na Champions? A resposta de Borges
- 29/01/2026
Rui Borges não escondeu a felicidade, na noite de quarta-feira, pelo apuramento direto do Sporting para os oitavos de final da Liga dos Campeões, após vencer o Athletic (3-2) em Bilbao. Em conferência de imprensa, de rescaldo ao jogo, o treinador dos leões destacou o espírito de grupo dos leões e também foi desafiado a responder se José Mourinho, treinador do Benfica, lhe devia um jantar pela ajuda na Champions.
"Acima de tudo fico feliz porque aumenta a qualidade do nosso país a nível europeu e nas competições europeias. Estou feliz por ver as duas equipas portuguesas qualificadas e espero que as da Liga Europa também o façam. É importante só para alguns, é para todos", começou por dizer Rui Borges, antes de abordar uma eventual renovação por conta do bom trabalho desenvolvido na Liga dos Campeões.
"Não estou preocupado com isso. Tenho mais um ano de contrato com o Sporting. Dinheiro? É perguntar ao presidente. Passa-me completamente ao lado. O que me guia é fazer história no Sporting. Não é o dinheiro que me move, nem nunca foi o que me moveu, mas sim a paixão pelo futebol", frisou.
Rui Borges também comentou a importância de ter lançado Alisson Santos na partida, destacando as outras mexidas feitas ao longo do encontro.
"Acho que tivemos personalidade do início ao fim. Faltou-nos proatividade com bola, porque é uma equipa muito intensa e coesa na pressão. Sabíamos disso. Estávamos lentos. Faltou-nos provocar mais a profundidade. Estávamos presos no pensamento de tomar decisões, com e sem bola. Estávamos pouco proativos, não sei se foi por sofrermos um golo numa fase inicial, num grande ambiente, dos melhores que já tive, contra uma grande equipa", explicou, prosseguindo com a sua análise.
"Quando melhorámos um bocadinho, tivemos a perda do Inácio, depois sofremos logo golo. Deixámos ali alguma intranquilidade. Na segunda parte melhorámos alguns comportamentos simples. As substituições também entraram bem. O Morita não se esconde, antecipa decisões, o Pote é um jogador acima da média, é extraordinário e a equipa fica diferente com ele, não há como fugir. O Diomande também estava a fazer um bom jogo e o Edu quando entrou percebeu o que a equipa estava a precisar. Eles sabem que são importantes e os colegas confiam. O Alisson entrou bem porque neste tipo de jogos dá-nos isto: 10-15 minutos é fortíssimo, principalmente quando tem mais espaços. Tem de crescer noutras coisas, se calhar nos jogos internos, onde não tem tanto espaço no um para um. Mas faz parte. Mas neste tipo de jogos tem sido um jogador importantíssimo", rematou o treinador do Sporting.
Refira-se que o Sporting acabou por garantir o acesso direto aos oitavos de final. Os leões conseguiram um saldo de 16 pontos e agarraram um sétimo lugar na classificação geral.
De resto, o Sporting até pode defrontar o Benfica... nos oitavos. Para tal, as águias terão de vencer, no playoff, o Real Madrid (sim, outra vez) ou o Inter.
As contas da Champions
Entrada direta nos oitavos de final: Arsenal, Bayern Munique, Liverpool, Tottenham, Barcelona, Chelsea, Sporting e Manchester City.
Apurados para o playoff: Real Madrid, Internazionale, Paris Saint-Germain, Newcastle, Juventus, Atlético de Madrid, Atalanta, Bayer Leverkusen (todos como cabeças de série), Borussia Dortmund, Olympiacos, Club Brugge, Galatasaray, AS Monaco, Qarabag, Bodo/Glimt e Benfica.
Eliminados das competições europeias: Marseille, Pafos, Union St. Gilloise, PSV, Athletic Bilbao, Napoli, Copenhaga, Ajax, Eintracht Frankfurt, Slavia Praga, Villarreal e Kairat Almaty.














