Mourinho responde às críticas: "De táticas e dinâmicas, não percebo nada"
- 18/01/2026
O Benfica regressou, este sábado, aos triunfos, ao levar de vencida o Rio Ave, no Estádio dos Arcos, por 0-2 (graças a um golo de Leandro Barreiro, aos 16 minutos, e a uma infelicidade de Andreas Ntoi, aos 25), depois de dois 'deslizes' consecutivos, perante Sporting de Braga e FC Porto, que ditaram a eliminação da Taça da Liga e da Taça de Portugal, respetivamente.
Na conferência de imprensa que se seguiu ao apito final, José Mourinho teceu rasgados elogios à maneira como o plantel encarnado soube responder a um período menos positivo: "Hoje, foi uma primeira parte muito, muito, muito boa e forte, onde o 0-2 era curto para o que tínhamos feito. Contra uma equipa boa. Estou super satisfeito com o que os jogadores fizeram".
"A forma de motivar e de preparar a equipa para este jogo é seguindo um princípio muito básico, que há pessoas que não percebem ou não querem perceber. Há pessoas a falar de mim, a criticar. Mas o princípio é muito básico, o da justiça. Quem joga como o Benfica jogou no Dragão, com o jogo que os jogadores fizeram, com a entrega, coragem...", começou por afirmar.
"Tratei-os com justiça. Justiça é carinho, empatia, conversar, dialogar... Não ir para o lado de 'resultado, derrota, eliminação'. Ir na direção de 'grande jogo, personalidade, grande domínio'. Simplesmente, foi ir pelo lado da justiça. Depois, analisámos o Rio Ave como analisamos qualquer equipa", prosseguiu.
"Os jogadores foram muito bravos. O que é que foi feito? Nada de especial. E não só da minha parte. O próprio presidente, quando falou com os jogadores, hoje antes do jogo, o Mário Branco ontem, o Simão Sabrosa há dois dias, toda a gente foi justa. E eles responderam a essa justiça com, acho, uma grande performance individual e coletiva", completou.
Questionado, mais propriamente, sobre o reposicionamento de Leandro Barreiro e Georgiy Sudakov, após as críticas que lhe foram feitas, o treinador dos encarnados recorreu à ironia: "Tem de perguntar a quem fala. Eu, de táticas e dinâmicas, não percebo nada. Quem fala dessas coisas é gente que sabe muito. É melhor falar com eles. Eu percebo pouco disso".
"André Luiz? Não vou comentar jogadores do Rio Ave individualmente"
A terminar, José Mourinho 'chutou para canto' uma questão relacionada com a exibição assinada por André Luiz, avançado brasileiro que tem vindo a ser apontado como um dos principais alvos do clube da Luz para o reforço das alas do ataque, naquilo que resta do mercado de transferências de inverno.
"Não vou comentar jogadores do Rio Ave individualmente. Primeiro, porque são do Rio Ave, e segundo, porque, quando se está no banco e se olha para a globalidade do jogo, não se está a seguir especificamente um jogador. Sabíamos que o Rio Ave era boa equipa, conseguimos definir bem o que são, sabemos como conseguiram empatar na Luz, e tentamos levá-lo numa direção", apontou.
"O resultado ao intervalo era curto e era importante continuar a controlar na segunda parte. Tendo uma boa coesão, no sentido de 'bola perdida, equipa organizada e equilibrada'", concluiu.
Leia Também: Na ressaca do Clássico, Benfica 'anula' André Luiz e vence o Rio Ave













