Mourinho atira: "Se o Benfica perde o jogo seria o terramoto de Lisboa"
- 29/11/2025
José Mourinho era um treinador satisfeito após a vitória, com direito a uma remontada, do Benfica na visita ao Nacional, por 1-2, em jogo da 12.ª jornada da I Liga.
Na análise ao encontro disputado na Choupana, o técnico setubalense mostrou-se satisfeito com a exibição dos seus jogadores e a reação às adversidades, nomeadamente o golo sofrido.
"Não permitimos ao Nacional criar nenhuma situação de perigo. Jogámos sempre no meio-campo adversário, a equipa muito organizada. No momento da perda de bola, a equipa muito organizada a recuperar e a não permitir ao Nacional qualquer tipo de contra-ataque. Acho que na primeira parte já deveríamos estar a ganhar", começou por dizer Mourinho.
"Na segunda parte, na minha opinião, entrámos tão bem quanto na primeira. É difícil falar do árbitro, mas há um penálti sobre o Barreiro ao minuto 50. Eu no jogo não me apercebi, fiquei com dúvidas. Mas depois de ver, no final do jogo, é um penálti claro sobre o Barreiro, mas deixamos passar isto. E depois, completamente contra a corrente do jogo, é um erro nosso. No único erro que nós cometemos na zona defensiva, o Nacional faz o golo. E depois aí estamos no limiar do risco e a equipa teve uma resposta extraordinária", prosseguiu.
"Manteve a tranquilidade, mas começou a acelerar, começou a intensificar. Depois começa a apanhar uma equipa já em fadiga. E os nossos jogadores que entraram, os três que entraram, o Prestianni, o Ivanovic e o Schjelderup, entraram bem, deram outro andamento ao jogo. E depois há aquela coisa, quando se ganha nos últimos minutos há sempre aquele dramatismo, mas eu acho que a performance do Benfica, globalmente, é muito bem conseguida. Nós em Guimarães tivemos uma muito boa segunda parte, mas aqui tivemos um bom jogo durante os 90 minutos. É uma vitória obviamente difícil, mas é uma vitória muito, muito, muito merecida", acrescentou ainda.
José Mourinho destacou ainda a atitude dos seus jogadores, sublinhando que esta tem de se manter em todos os jogos.
"Não é José Mourinho, é o Benfica. Jogando melhor, jogando pior, tendo mais talento, tendo menos talento, tendo mais jogadores disponíveis ou menos jogadores disponíveis, o Benfica tem de ir até ao fim. O Benfica hoje, se perde o jogo, é uma injustiça tremenda. Mas, independentemente de qualquer tipo de reação negativa que pudesse haver da parte dos associados, dos adeptos, obviamente da imprensa seria o terramoto de Lisboa mais uma vez, mas foram Benfica", atirou o técnico setubalense.
"E também eles assumirem o risco, terem a coragem de não terem problema de, 'ok, se perdermos 2-0 perdemos 2-0, mas 1-0 e desmoralizados e passivos, não'. A equipa assumiu esse risco muito bem. Estou muito contente, obviamente, com a vitória, que é de pontos que nós nos alimentamos, mas também gosto muito de estar contente com a maneira como a equipa jogou. Estou contente. Acho que os jogadores também mereciam isto. E Ajax fora de casa, e viajar só no dia seguinte, e ter um dia para treinar e pouco, e viajar de novo para a Madeira, e ter um jogo difícil como este, num campo que é difícil para toda a gente, num jogo que se tornou ainda mais difícil, em função de não termos feito golo", sustentou.
"Também há uma coisa que parecia, ou que podia parecer, o negativismo que tem acompanhado o Benfica. Antes do golo do Nacional, o Barreiro falha um golo de baliza aberta. E o Nacional, que não faz um único remate à baliza, vai lá e faz golo. Isto, normalmente, no Benfica que eu vim encontrar, seria a machadada final no jogo. E para eles não foi. O Barreiro falha o golo, fazemos o erro lá, o Nacional faz o golo, faltam 20 minutos, que nós sabíamos que não iam ser 20, sabíamos que iam ser 7 ou 8, porque da maneira como o jogo estava a ser gerido era isso que iria acontecer. Mas eles foram, e foram, e foram. E quando fazemos o golo do empate, eu acho que o segundo golo ia aparecer, porque a onda já estava grande", finalizou.
Leia Também: A reação de Mourinho após a remontada do Benfica: "Se fosse derrota..."
Leia Também: Benfica vence jogo eletrizante e pressiona Sporting antes do dérbi na Luz













