Mourinho, Alverca e inconsistência. 'Filme' repete-se, 24 anos depois

  • 06/02/2026

Afinal, que Benfica é este? No espaço de um mês, foi eliminado da Taça da Liga (pelo Sporting de Braga) e da Taça de Portugal (pelo FC Porto), esteve à beira da eliminação, na Liga dos Campeões (fruto da derrota sofrida ante a Juventus, por 2-0), antes de reservar uma vaga nos playoffs de acesso aos oitavos de final (graças ao triunfo sobre o Real Madrid, por 4-2).

 

Apenas quatro dias depois do heróico feito alcançado perante um dos maiores clubes do mundo (que irá reencontrar, na próxima fase da prova milionária), os encarnados sofreram um novo revés, desta feita, por conta do nulo concedido na visita ao Tondela, que só não teve consequências mais graves porque o líder da I Liga, o FC Porto, foi derrotado pelo Casa Pia, por 2-1, o que até lhe permitiu encurtar a distância para o topo para nove pontos.

É no meio desta autêntica 'montanha-russa' de emoções que as águias se preparam para medir forças com o Alverca, no Estádio da Luz, pelas 20h30 (hora de Portugal Continental) do próximo domingo, ainda na esperança de vir a reentrar na luta pelo título de campeão nacional. Um cenário que não é, de todo, desconhecido para José Mourinho.

Recuemos no tempo, até 2002. Acabado de ser apresentado como sucessor de Octávio Machado, no comando técnico do FC Porto, o Special One sofreu três derrotas consecutivas, ante Real Madrid (por duas vezes) e Beira-Mar. Seguiu-se um triunfo sobre o Salgueiros, por categóricos 3-0, e um igualmente pesado desaire, frente ao Belenenses.

As 12 de março, os dragões levariam de vencida o Panathinaikos, por 2-1, para, apenas quatro dias depois, não irem além de um nulo, na receção... ao Alverca. Uma sequência de resultados que, na altura, o levou a deixar um desabafo com traços em tudo semelhantes ao discurso que tem vindo a adotar, ao leme do Benfica.

"Quando as coisas não saem temos a noção clara das nossas dificuldades. Ou seja, temos dificuldade em reagir, em traçar os nossos objectivos. Marcámos cedo com o Panathinaikos, fizemos um bom jogo, mas, depois, tivemos dificuldades quando o adversário marcou", afirmou, em conferência de imprensa.

"Falta-nos confiança", acrescentou o português, terminando: "As pessoas estão habituadas a coisas melhores. A equipa não ganha o campeonato há duas épocas e, seguramente, caminha para a terceira temporada sem vencer. As pessoas merecem mais. Temos de trabalhar muito e dignificar o clube e cativar as pessoas com expectativas e esperanças".

Sofrer para depois vencer

A verdade é que essa temporada de 2001/02 acabou por revelar-se fatídica para o FC Porto, que não conseguiu ir além de um terceiro lugar, na I Liga, a sete pontos do campeão, o Sporting, e a dois do 'vice' o Boavista. Isto, depois de se ter ficado pela fase de grupos, na Liga dos Campeões, e nos quartos de final, na Taça de Portugal.

No entanto, 2002/03 foi radicalmente diferente. Com tempo para moldar a equipa à sua imagem, José Mourinho conduziu os dragões à conquista do título de campeão nacional, da Taça de Portugal e da Taça UEFA. Já em 2003/04, chegou o bicampeonato, acompanhado da Liga dos Campeões e da Supertaça Cândido de Oliveira.

Um sucesso que o universo encarnado espera que o Special One venha a revelar-se capaz de replicar, passados 24 anos, e numa altura em que o clube vive uma situação tão ou mais delicada do que aquela que viviam os eternos rivais. O ponto de inversão, esperam os adeptos, poderá chegar já perante o Alverca, no Estádio da Luz.

Isto, apesar de o historial de José Mourinho frente a este adversário ser... sofrível. Enquanto treinador do FC Porto, defrontou-o por três vezes, somando, além do já referido empate a 'zeros', dois triunfos pela margem mínima, por 1-2 e 1-0. Antes disso, na União de Leiria, não foi capaz de ir além de uma igualdade a uma bola.

Leia Também: Agora é que são elas. Como Mourinho se prepara para mudar o Benfica

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2933339/mourinho-alverca-e-inconsistencia-filme-repete-se-24-anos-depois#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes