Mourinho acusado de "manipulação psicológica" na polémica sobre Vinícius
- 18/02/2026
José Mourinho está no olho do furação por causa das declarações após a derrota, na noite de terça-feira, do Benfica contra o Real Madrid, por 0-1, no Estádio da Luz, em encontro da primeira mão do playoff de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões. E tudo por causa do que o treinador disse sobre Vinícius Júnior.
A Kick It Out, organização britânica que luta contra a discriminação no futebol, emitiu um comunicado oficial que em Inglaterra está a ser visto como uma resposta às palavras de Mourinho sobre o alegado caso de racismo entre Gianluca Prestianni e Vinícius Jr., ao minuto 50, depois do golo do camisola 7 dos merengues que acabou por resolver a partida.
"Quando alguém denuncia discriminação no futebol, ou em qualquer outro lugar, a primeira prioridade é que essa pessoa seja ouvida e se sinta apoiada. Focar na comemoração do golo de Vinicius Jr. ou na história do clube, em vez de reconhecer a denúncia, é uma forma de manipulação psicológica", pode ler-se no comunicado da Kick It Out, que foi partilhado através da rede social X (antigo Twitter).
"Essa abordagem não só prejudica a pessoa afetada, como também transmite uma mensagem errada a outras pessoas em todo o mundo que possam ter passado por situações semelhantes. Os líderes do futebol têm um papel crucial na definição de padrões, e momentos como este exigem uma liderança responsável que reforce o respeito, a inclusão e a responsabilização. Esperamos uma investigação aprofundada sobre este incidente, com a responsabilização adequada associada ao resultado", termina o comunicado.
When anyone reports discrimination in football, or anywhere, the first priority is that they are listened to and feel supported.
— Kick It Out (@kickitout) February 18, 2026
Focusing on Vinicius Jr’s goal celebration or the history of the club, instead of acknowledging the report, is a form of gaslighting.
This approach…
O que disse José Mourinho?
Após esta derrota, e questionado sobre se, com o festejo após o golo marcado, o jogador do Real Madrid tinha incitado o arremesso de garrafas por parte dos adeptos da casa, José Mourinho acabou por concordar com essa opinião.
"Provocou os adeptos? Sim, acredito que sim. Estes talentos são capazes de fazer coisas lindas, mas infelizmente ele [Vinicius Júnior] não se contentou em marcar aquele golo espetacular. Disse-lhe que quando marcas um golo daqueles, celebras de forma respeitosa e pronto. Quando ele estava a queixar-se de racismo, disse-lhe que a pessoa mais importante na história deste clube é negro. Quanto às palavras que eles trocaram, Gianluca Prestianni com Vinicius, eu quero ser independente", atirou o treinador do Benfica, em declarações prestadas à Prime Video.
"Ao Vinícius, no campo, disse-lhe: 'Marcaste um golo do outro mundo, por que festejas assim? Por que não celebras como celebrava Di Stéfano, Pelé ou Eusébio? Por que não celebras o golo só com a alegria de ser um jogador do outro mundo?' Acontece sempre com o mesmo, é a única coisa que não me entra", acrescentou Mourinho, já em conferência de imprensa.














