Moscovo prepara novos "ataques em massa" contra setor energético

  • 16/02/2026

"A defesa aérea precisa de ser configurada adequadamente. Os ataques russos estão em constante evolução - se é que podemos dizer assim. O mal também evolui. Infelizmente. Estes são ataques combinados que exigem proteção especial e o apoio correspondente dos parceiros", destacou Zelensky.

 

No tradicional discurso noturno em vídeo divulgado à nação, o governante ucraniano sublinhou que os russos sabem exatamente o que estão a tentar destruir quando atacam a Ucrânia, segundo a agência de notícias Ukrinform.

Zelensky advertiu ainda que qualquer atraso na resposta dos mísseis da defesa aérea ou qualquer atraso no fornecimento "contribui para aumentar os danos dos ataques".

"Tudo o que discutimos em Munique com os nossos parceiros precisa de ser implementado rapidamente. É importante que os parceiros não permaneçam em silêncio", frisou.

Zelensky salientou também que a paz será a recompensa para aqueles que souberem usar a força.

"Ninguém deve ter ilusões: se a Rússia não for responsabilizada por esta agressão, não viverá em paz convosco - nem com ninguém no mundo que espere cooperação com ela. A Rússia deve ser responsabilizada por tudo. A justiça deve prevalecer", insistiu.

Sobre a nova reunião trilateral com EUA e Rússia que decorre na terça-feira em Genebra, Zelensky sublinhou que Moscovo "não consegue resistir à tentação dos últimos dias de frio do inverno e quer infligir golpes dolorosos aos ucranianos".

"Quanto mais este mal vier da Rússia, mais difícil será para todos chegarmos a qualquer acordo. Os parceiros precisam de compreender isto. Em primeiro lugar, isto diz respeito aos Estados Unidos", apontou.

"A Ucrânia pode tornar-se um elemento verdadeiramente importante da segurança europeia e euro-atlântica. É importante que os parceiros do nosso Estado compreendam as capacidades da Ucrânia, tal como o nosso inimigo comum", concluiu Zelensky.

O negociador ucraniano Rustem Umerov divulgou hoje à noite na rede social Telegram que delegação já estava em Genebra e "pronta a trabalhar".

"Esperamos um trabalho construtivo e reuniões substanciais sobre questões de segurança e humanitárias para avançarmos rumo a uma paz sustentável e digna", enfatizou ainda Umerov.

As duas rondas anteriores de negociações trilaterais tiveram lugar nos Emirados Árabes Unidos no início deste ano.

O principal obstáculo a um acordo nestas duas rondas foi a divisão da região leste de Donetsk, da qual mais de 75% é controlada pela Rússia.

Moscovo exige que a Ucrânia entregue o território da região que ainda controla para pôr fim à guerra, mas Kyiv rejeita esta exigência.

Em meados de fevereiro, Moscovo controlava total ou parcialmente 19,5% do território ucraniano, face a 18,6% no mesmo período do ano anterior.

Cerca de 7% do território, incluindo a Crimeia e parte do Donbass (região no leste da Ucrânia), já se encontrava sob controlo russo antes da invasão em larga escala lançada em fevereiro de 2022.

A ofensiva militar russa no território ucraniano iniciada em fevereiro de 2022 mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Leia Também: Delegação de Kyiv já em Genebra para novas negociações com EUA e Rússia

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2940607/moscovo-prepara-novos-ataques-em-massa-contra-setor-energetico#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes