Moscovo concorda que as negociações com Kyiv estão na fase final
- 29/12/2025
Quando questionado pelos jornalistas sobre a "fase final" das negociações, Dmitri Peskov, o porta-voz da Presidência da Rússia, disse que concordava.
"Claro", afirmou o porta-voz da presidência russa.
Os jornalistas questionaram Peskov se Moscovo partilhava da opinião de Trump, de que as negociações estavam "mais perto do que nunca" de um acordo para pôr fim à guerra na Ucrânia.
As declarações de Trump ocorreram após um encontro na Florida (sudeste dos EUA) com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
Poucas horas antes da reunião, o Presidente norte-americano falou ao telefone com o homólogo russo, Vladimir Putin, numa conversa que considerou "muito produtiva".
A nova versão do acordo propõe o congelamento das linhas da frente nas posições atuais, sem oferecer uma solução imediata para as reivindicações territoriais da Rússia, que controla aproximadamente 20% da Ucrânia, de acordo com a agência de notícias France-Presse.
O novo documento abandona também duas exigências de Moscovo: a retirada das tropas ucranianas da região de Donetsk, no Donbass, e um compromisso juridicamente vinculativo da Ucrânia de não aderir à NATO.
A Rússia invadiu a Ucrânia em 2014, anexando a península da Crimeia, e lançou uma campanha militar de grande escala contra todo o território ucraniano em fevereiro de 2022.
Leia Também: Ucrânia quer qualquer acordo de Paz assinado por Europa, EUA e Moscovo













