Morte de congressista diminui maioria republicana na câmara baixa dos EUA
- 06/01/2026
LaMalfa, que representava um distrito rural do nordeste da Califórnia, foi hoje homenageado postumamente pelo Presidente Donald Trump, num discurso aos republicanos da Câmara, destacando-o como um voto fiável e leal para o partido.
Trump elogiou LaMalfa comparando-o com colegas republicanos que precisam de persuasão presidencial de última hora para votações cruciais.Â
"Não era um daqueles a quem é preciso ligar à s 3 da manhã. (...) Com o Doug, nunca tive de lhe ligar. Ele esteve connosco desde o inÃcio", disse o Presidente.
A maioria republicana na Câmara dos Representantes é agora de 218 lugares face a 213 dos democratas, estando quatro outros vagos.
À perda de LaMalfa junta-se a hospitalização de outro congressista republicano do Indiana, Jim Baird, que sofreu um grave acidente de viação, conforme anunciado pelo próprio Trump hoje no seu discurso aos eleitos republicanos.
Em votações com a presença de todos os 435 membros, o presidente republicano da Câmara, Mike Johnson, não pode ter mais de duas deserções para conseguir aprovar legislação.
Isto quando o Congresso se prepara para nas próximas semanas e meses negociar a aprovação de dotações orçamentais e evitar outra paralisação do governo a 30 de janeiro, depois da vivida no final do ano passado.
Nas presidenciais de 2024, os republicanos conquistaram o controlo de ambas as câmaras do Congresso, permitindo avançar com a agenda de um segundo mandato de Trump, incluindo medidas controversas como cortes no financiamento de programas de saúde.
Uma eventual maioria democrata nas intercalares de 2026 poderá dificultar a implementação das polÃticas da atual administração, face à s profundas divergências da oposição em relação ao Presidente e ao seu Governo.
Leia Também: Candidatos presidenciais criticam operação dos EUA na Venezuela













