Morte de Artur Lara Ramos deixa atetismo e Algarve sem figura "impar"
- 28/12/2025
Numa nota de pesar pelo falecimento do antigo presidente da Associação de Atletismo do Algarve e um dos impulsionadores do Crosse das Amendoeiras em Flor, o município algarvio manifestou a sua "consternação" pelo desaparecimento de uma "figura maior do atletismo algarvio e nacional".
Artur Lara Ramos foi também Diretor Técnico Nacional e selecionador nacional de atletismo e desempenhava na atualidade o cargo de presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação de Atletismo do Algarve, organismo que dirigiu durante anos, recordou o município.
"O seu contributo para o desenvolvimento e afirmação do atletismo em Portugal é amplamente reconhecido e respeitado", destacou a CM Faro, salientando que, embora fosse natural do Porto, Artur Lara Ramos fez do Algarve a sua casa e colocou ao serviço da região e da modalidade a sua "perseverança, visão estratégica e capacidade mobilizadora".
Foi mentor do Crosse Internacional das Amendoeiras em Flor e teve uma "participação ativa na organização de diversas competições internacionais realizadas na região, projetando o Algarve e o atletismo português além-fronteiras", salientou.
"Teve igualmente um papel decisivo na criação e desenvolvimento de infraestruturas desportivas estruturantes, nomeadamente na construção da primeira pista de atletismo fora de Lisboa e do Porto, nas Açoteias, em Albufeira, e, mais tarde, na concretização da pista de atletismo de Faro, inaugurada em 2008, fruto de um trabalho persistente e de estreita articulação com as entidades autárquicas", reforçou o município.
Professor de Educação Física com percurso profissional em várias escolas do distrito de Faro, Artur Lara Ramos influiu ao longo da sua vida na formação de alunos e atletas e deixa a região e o atletismo sem uma das suas principais figuras, lamentou a autarquia.
"À família, amigos, atletas, antigos alunos e a toda a comunidade desportiva, são endereçadas as mais sentidas condolências, na certeza de que a memória, o exemplo e a obra do Professor Artur Lara Ramos continuarão a inspirar gerações futuras e a nossa comunidade", referiu a CM Faro.













