Morreu Vince Zampella, cocriador de "Call of Duty", aos 55 anos
- 22/12/2025
Vince Zampella, o homem por detrás de videojogos como "Call of Duty" e "Battlefield", morreu este domingo num acidente de carro no sul da Califórnia, nos Estados Unidos.
De acordo com a NBC Los Angeles, Zampella ter-se-à despistado numa autoestrada em Los Angeles por volta das 12h45 (hora local), enquanto conduzia um Ferrari. O veículo, que seguia em direção ao Sul, saiu da estrada e bateu numa barreira de betão. O impacto levou a que o passageiro no carro fosse projetado para fora do mesmo.
O condutor, Zampella, ficou preso na viatura, que se incendiou. O gigante da indústria dos videojogos morreu no local. Já o passageiro ainda chegou ao hospital, mas acabou por morrer também devido aos ferimentos. Não se sabe ainda quem seria esta pessoa.
Os motivos por detrás do acidente também ainda não foram divulgados. Contudo, sabe-se que uma testemunha gravou o momento e terá entregado essas imagens às autoridades.
Vince Zampella, de 55 anos, fundou com Jason West o estúdio Infinity War em 2002, onde criaram "Call of Duty" - uma das franquias de videojogos mais bem sucedidas de sempre, que já conta com sete jogos.
Em 2009, a dupla foi demitida pela empresa mãe que detida o estúdio, a Activision, por violação de contrato e insubordinação. O caso foi levado a tribunal e Zampella conseguiu chegar a um acordo com a empresa.
No ano seguinte, o cocriador do "Call of Duty" voltava a carga, criando um novo estúdio, Respawn Entertainment, que foi adquirido pela gigante Electronic Arts (mais conhecida pela sigla EA) em 2017. A Respawn Entertainment foi a responsável por crimes como "Titanfall", "Titanfall 2", "Apex Legends" e "Star Wars Jedi: Fallen Order".
Atualmente, Zampella liderava a equipa por detrás da franquia "Battefield".
Em comunicado, a EA considera que "é uma perda inimaginável" a morte de Zampella.
"A influência de Vince na indústria de videojogos foi profunda e de longo alcance. Amigo, colega, líder e criador visionário, o seu trabalho ajudou a moldar o entretenimento interativo moderno e inspirou milhões de jogadores e desenvolvedores em todo o mundo. O seu legado continuará a moldar a forma como os jogos são feitos e como os jogadores se conectam para as gerações futuras", lê-se na nota.
Leia Também: "Clair Obscur: Expedition 33" perde prémio devido a uso de IA generativa













