Morreu Tom Stoppard. Dramaturgo britânico tinha 88 anos

  • 29/11/2025

O autor "morreu de forma pacífica em casa, em Dorset, rodeado pela família", referiu a United Agents em comunicado.

 

Tom Stoppard escreveu para teatro, cinema e rádio; transpôs textos seus de um palco para o outro e assinou também adaptações literárias, movimentando-se entre os clássicos e a cultura pop.

Era um dos poucos autores a dar origem a um adjetivo, "Stoppardiano", no dicionário de Oxford, pela marca identitária impressa nos textos que assinou, escreveu hoje o jornal The Guardian.

"Depois de Magritte", "Rock n'Roll", "Agora a Sério" e "Rosencrantz e Guildenstern estão mortos" são alguns dos textos dramatúrgicos de Tom Stoppard que foram encenados em Portugal.

Em 1990, realizou uma adaptação para cinema de "Rosencrantz e Guildenstern estão mortos", uma tragicomédia inspirada na peça "Hamlet", de Shakespeare, com a qual venceu o Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza.

Do longo e premiado percurso -- cinco das suas peças foram distinguidas com os prémios Tony de teatro -, destaque ainda para a coescrita do argumento do filme "A paixão de Shakespeare" (1998), com Marc Norman, ou a adaptação para cinema de "A Casa da Rússia" (1990), de John le Carré, e "O império do sol" (1987), de J. G. Ballard.

Foi ainda um dos coargumentistas do filme distópico "Brazil" (1985), realizado por Terry Gilliam.

"Leopoldstadt", de 2020, é um dos seus mais recentes textos para teatro e que o próprio considerou como um dos mais pessoais, depois de ter descoberto a verdadeira história de família, judia, e que muitos dos seus familiares checos morreram em campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial.

Tom Stoppard nasceu na antiga Checoslováquia em 1937, mas, por causa da invasão nazi, a família conseguiu fugir em 1939 para Singapura e depois para a Índia. Com a morte do pai, a mãe voltou a casar com um oficial britânico, adotando Stoppard como apelido e o Reino Unido como casa.

Leia Também: Serralves recebe viagem a "laboratório espacial" de arquitetos Aires Mateus

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/cultura/2896951/morreu-tom-stoppard-dramaturgo-britanico-tinha-88-anos#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes