Morreu Perry Bamonte, guitarrista dos The Cure. Tinha 65 anos
- 26/12/2025
Perry Bamonte, guitarrista e teclista da banda The Cure, morreu "durante o Natal" após uma breve doença, aos 65 anos, informou esta sexta-feira a banda britânica.
"É com enorme tristeza que confirmamos a morte do nosso grande amigo e companheiro de banda Perry Bamonte, que morreu após uma breve doença em casa no Natal", lê-se no site da banda.
No comunicado, os The Cure lembraram as contribuições de Perry Bamonte durante as suas duas passagens pela banda: primeiro em 1990 a 2005 e, depois, de 2022 até agora.
"Calmo, intenso, intuitivo, constante e extremamente criativo, 'Teddy’ era uma parte calorosa e vital da história da banda The Cure", indicam.
"Cuidando da banda de 1984 a 1989, ele tornou-se membro efetivo do The Cure em 1990, tocando guitarra, baixo de seis cordas e teclado em 'The Wish’, 'Wild Mood Swings’, 'Bloodflowers’, sucessos acústicos e álbuns do The Cure, além de realizar mais de 400 concertos ao longo de 14 anos. Ele voltou a integrar os Cure em 2022, realizando mais 90 espetáculos, alguns dos melhores da história da banda, culminando com o concerto 'The Show of a Lost World’ em Londres, a 1 de novembro de 2024. Os nossos pensamentos e condolências estão com toda a sua família. Ele fará muita falta", acrescentam.
Segundo a Variety, Perry Bamonte entrou para equipa dos The Cure em 1984, através do seu irmão Daryl, que era responsável pelas digressões da banda. O guitarrista começou por ser assistente pessoal e técnico de guitarra do vocalista Robert Smith antes de se juntar oficialmente à formação dos Cure em 1990, após a saída do teclista Roger O'Donnell.
Deixou o grupo em 2005 e em 2012 juntou-se à banda Love Amongst Ruin antes de se reunir novamente com os The Cure para a sua introdução no Rock and Roll Hall of Fame em 2019.
O regresso oficial à banda ocorreu em 2022 para a digressão mundial "Shows of a Lost World", que começou na Letónia em outubro desse ano e terminou em dezembro de 2023. Mais recentemente, em novembro de 2024, Bamonte fez parte de um espetáculo dos The Cure em Londres e deveria fazer parte uma de um digressão mundial agendada para 2026.
Leia Também: Morreu Chris Rea, cantor de "Driving Home for Christmas". Tinha 74 anos













