Morreu Palmerston, o "Caçador-Chefe de Ratos" do MNE britânico

  • 18/02/2026

Palmerston, o gato preto e branco que ficou conhecido como o "Caçador-Chefe de Ratos" do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, morreu na passada quinta-feira, nas Bermudas. 

 

"Palmerston, diplomata extraordinário, morreu em paz no dia 12 de fevereiro", lê-se numa publicação nas contas oficiais do gato nas redes sociais. "O 'Palmy' era um membro especial do pessoal da Casa do Governo nas Bermudas e um membro muito querido da família. Era um companheiro maravilhoso, de natureza gentil, e vai fazer muita falta."

O 'diplogato' passou das ruas de Londres para os salões do Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico, após ser resgatado de um abrigo de animais em 2016. Reformou-se de Whitehall em 2020, mas voltou a ser falado no ano passado, quando se juntou ao novo governador das Bermudas, Andrew Murdoch, no território ultramarino.

Batizado em homenagem ao Visconde Palmerston, secretário dos Negócios Estrangeiros e primeiro-ministro durante o século XIX, o felino rapidamente ganhou uma legião de fãs, acumulando dezenas de milhares nas redes sociais.

Durante o tempo que esteve ao serviço do governo britânico, o gato trabalhou para um secretário permanente, Simon McDonald, e quatro ministros dos Negócios Estrangeiros: Philip Hammond, Boris Johnson, Jeremy Hunt e Dominic Raab.

Em julho de 2019, Palmerston tirou uma breve licença após ser apanhado a lamber-se excessivamente, um sinal comum de stress em gatos. Quando regressou ao trabalho, McDonald implementou os Protocolos Palmerston, um conjunto de regras criado para elevar o nível de vida de Palmerston. As regras estipulavam que apenas os os cuidadores oficiais de Palmerston podiam alimentá-lo e foi-lhe dado um espaço mais pequeno para se movimentar. Além disso, a equipa foi aconselhada a respeitar o seu espaço pessoal e a não o perturbar enquanto dormia.

Palmerston mantinha uma rivalidade amigável com o gato mais famoso do Reino Unido, Larry, do número 10 de Downing Street, a quem, de acordo com o The Times, costumava roubar comida. 

Ainda assim, Larry, designado "primeiro-felino" do Reino Unido, fez questão de lhe deixar uma mensagem de despedida nas redes sociais: "Adeus, velho amigo".

Notícias ao Minuto Larry e Palmerston em 2017© Victoria Jones/PA Images via Getty Images

"Caçador-Chefe." O gato mais famoso do Reino Unido faz 15 anos em serviço

Já seis primeiros-ministros do Reino Unido passaram pelo número 10 de Downing Street desde que o gato Larry foi adotado, em 2011. Este domingo, o "Caçador-Chefe de Ratos" celebra 15 anos 'em serviço'.

Notícias ao Minuto | 17:09 - 15/02/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2941586/morreu-palmerston-o-cacador-chefe-de-ratos-do-mne-britanico#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes