Morreu o famoso estilista italiano Valentino. Tinha 93 anos
- 19/01/2026
Morreu o estilista italiano Valentino Garavani, conforme revelou a sua fundação esta segunda-feira, dia 19 de janeiro. Tinha 93 anos.
"Apagou-se na serenidade da sua residência em Roma, rodeado do afeto dos que lhe são queridos", lê-se no comunicado da Fundação Valentino Garavani e Giancarlo Giammetti, companheiro de longa data do criador de moda, citado pela agência de notícias Ansa.
O velório será realizado entre quarta e quinta-feira, enquanto o funeral acontecerá em Roma, na próxima sexta-feira, às 11h.
Valentino, uma das maiores referência do mundo da moda, reformou-se em 2008, deixando a sua marca, que se tornou numa potência global, nas mãos de Alessandro Michele.
Valentino consagrou-se também como o estilista com a carreira mais longa dos séculos XX e XXI. Foi condecorado com as ordens de Cavaliere di Gran Croce e Chevalier de la Légion d'honneur, as mais altas honrarias concedidas pelos governos de Itália e França. Do seu currículo também faz parte o prémio Outstanding Achievement Award do British Fashion Council, entre tantos outros.
"Sempre quis tornar as mulheres belas" foi o mantra que o guiou ao longo da sua notória carreira.
O criador renomado teve a oportunidade de trabalhar com personalidades como a princesa Diana, Marella Agnelli, Jacqueline de Ribes e Jennifer Lopez.
Este também foi escolhido para desenhar os vestidos de noiva de Jackie O. e Elizabeth Taylor.
Embora o nome Valentino seja associado a luxo, a verdade é que o crescimento do designer não poderia ter sido mais simples. O pai era dono de uma loja de materiais elétricos na pequena cidade de Voghera, no sul de Milão.
"Sonhava com mulheres lindas, extremamente sofisticadas, maquilhadas, com joias belíssimas e vestidos deslumbrantes", afirmou numa entrevista que deu a propósito do projeto 'Valentino: A Grand Italian Epic'.
Sempre anti-tendências, Valentino nunca cedeu ao minimalismo que dominou os anos 1990, por exemplo, assumindo sempre a sua identidade própria.
O estilista era também conhecido pelo seu lado solidário, tendo fundado a associação LIFE com Giammetti para apoiar causas relacionadas com a SIDA, em 1991. Durante a pandemia doou também 1 milhão de euros para o combate à Covid-19.














