Morreu o famoso estilista italiano Valentino. Tinha 93 anos

  • 19/01/2026

Morreu o estilista italiano Valentino Garavani, conforme revelou a sua fundação esta segunda-feira, dia 19 de janeiro. Tinha 93 anos. 

 

"Apagou-se na serenidade da sua residência em Roma, rodeado do afeto dos que lhe são queridos", lê-se no comunicado da Fundação Valentino Garavani e Giancarlo Giammetti, companheiro de longa data do criador de moda, citado pela agência de notícias Ansa.

O velório será realizado entre quarta e quinta-feira, enquanto o funeral acontecerá em Roma, na próxima sexta-feira, às 11h.

Valentino, uma das maiores referência do mundo da moda, reformou-se em 2008, deixando a sua marca, que se tornou numa potência global, nas mãos de Alessandro Michele. 

Valentino consagrou-se também como o estilista com a carreira mais longa dos séculos XX e XXI. Foi condecorado com as ordens de Cavaliere di Gran Croce e Chevalier de la Légion d'honneur, as mais altas honrarias concedidas pelos governos de Itália e França. Do seu currículo também faz parte o prémio Outstanding Achievement Award do British Fashion Council, entre tantos outros. 

"Sempre quis tornar as mulheres belas" foi o mantra que o guiou ao longo da sua notória carreira.

O criador renomado teve a oportunidade de trabalhar com personalidades como a princesa Diana, Marella Agnelli, Jacqueline de Ribes e Jennifer Lopez.

Este também foi escolhido para desenhar os vestidos de noiva de Jackie O. e Elizabeth Taylor. 

Embora o nome Valentino seja associado a luxo, a verdade é que o crescimento do designer não poderia ter sido mais simples. O pai era dono de uma loja de materiais elétricos na pequena cidade de Voghera, no sul de Milão. 

"Sonhava com mulheres lindas, extremamente sofisticadas, maquilhadas, com joias belíssimas e vestidos deslumbrantes", afirmou numa entrevista que deu a propósito do projeto 'Valentino: A Grand Italian Epic'. 

Sempre anti-tendências, Valentino nunca cedeu ao minimalismo que dominou os anos 1990, por exemplo, assumindo sempre a sua identidade própria.

O estilista era também conhecido pelo seu lado solidário, tendo fundado a associação LIFE com Giammetti para apoiar causas relacionadas com a SIDA, em 1991. Durante a pandemia doou também 1 milhão de euros para o combate à Covid-19. 

Morreu escultor Francisco Simões, defensor do

Morreu escultor Francisco Simões, defensor do "acesso democrático à arte"

O escultor Francisco Simões morreu na sexta-feira, aos 80 anos, e o Presidente da República já o homenageou, numa mensagem, destacando a sua defesa do "acesso democrático à arte e cultura".

Lusa | 11:05 - 17/01/2026

 

 

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/2922307/morreu-o-famoso-estilista-italiano-valentino-tinha-93-anos#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes