Morreu o documentarista Frederick Wiseman, realizador de "Titicut Follies"

  • 16/02/2026

"É com grande pesar que a Zipporah Films e a família Wiseman anunciam a morte de Frederick Wiseman, cineasta, produtor e encenador [...]. Tinha 96 anos e considerava Cambridge, Massachusetts, Northport, Maine e Paris, França, como as suas casas", lê-se na mensagem publicada na página de abertura do 'site' da produtora, com a qual o cineasta fez todos os seus 45 filmes.

 

Nascido em Boston, em 1930, Frederick Wiseman formou-se no Williams College e na Faculdade de Direito de Yale. Iniciou a carreira cinematográfica no começo da década de 1960 "e rapidamente se estabeleceu como um artista ferozmente independente, dedicado a explorar as subtilezas da vida institucional, desafiando o público a formar as suas próprias opiniões", acrescenta a produtora, no comunicado hoje divulgado.

O primeiro filme produzido por Wiseman foi "The Cool World", dirigido por Shirley Clarke, sobre um 'gang' do Harlem, em Nova Iorque, na década de 1960.

Em 1967, seguiu-se "Titicut Follies", que Wiseman produziu, dirigiu e montou, um retrato dos detidos no Hospital Prisão de Bridgewater, para inimputáveis, documentário que afirmou o seu nome, o seu percurso, de imediato premiado nos festivais de Mannheim e de Florença, e que marcou o cinema documental.

"Durante quase seis décadas, Frederick Wiseman criou uma obra incomparável, um registo cinematográfico abrangente das instituições sociais contemporâneas e da experiência humana quotidiana, principalmente nos Estados Unidos e em França. Os seus filmes --- de 'Titicut Follies', à sua obra mais recente, 'Menus-Plaisirs - Les Troisgros' --- são celebrados pela sua complexidade, força narrativa e olhar humanista", recorda a Zipporah Films.

Wiseman continuou a explorar a vida em instituições em mais de 40 documentários, como "High School", "Law and Order", sobre o Departamento de Polícia de Kansas City, "Hospital", "Public Housing" e "City Hall".

"O que os meus filmes têm em comum [...] é examinarem os laços entre indivíduos e autoridade", disse Frederick Wiseman em entrevista à revista francesa Positif, em 1976.

O seu cinema tem sido exibido regularmente em Portugal, nomeadamente na Cinemateca Portuguesa, que lhe dedicou pelo menos dois ciclos: em 1980, pouco depois da abertura da Sala Félix Ribeiro, e em 1994, abrangendo a filmografia do cineasta, até "Central Park", "Aspen" e "Zoo".

O festival DocLisboa programou Frederick Wiseman regularmente, tendo-lhe dedicado uma retrospetiva em 2008, e exibido os seus filmes, ao longo de diferentes edições, como "Crazy Horse", "Ex Libris - The New York Public Library", "City Hall", "Mr Landsbergis" e "Menus Plaisirs - Les Troisgros".

Em 2006, Frederick Wiseman foi convidado da Doc's Kingdom, seminário internacional do cinema documental organizado pela Apordoc - Associação pelo Documentário, que nesse ano se realizou em Serpa.

Wiseman recebeu um Óscar honorário em 2016, o Leão de Ouro do Festival de Veneza pelo conjunto da sua obra, em 2014, e os prémios de carreira da Associação de Críticos de Los Angeles, em 2012, da Associação Internacioal do Documentário (International Documentary Association), em 1990, e da Quinzena dos Cineastas do Festival de Cannes, em 2021, entre dezenas de outras distinções, como o prémio da crítica do Festival de Berlim, pelo seu filme "Near Death", o Grande Prémio do Festival de Marselha, por "Public Housing", e os prémios Emmy por "Hospital" e "City Hall".

A Academia de Televisão dos Estados Unidos atribuiu-lhe igualmente o Emmy de carreira, pelo conjunto da obra, em 2010.

Em 1980, Wiseman venceu o prémio de melhor documentário (Imagens e Documentos) do antigo Festival Internacional de Cinema da Figueira da Foz, por "Manoeuvre".

Hoje, a Zipporah Films, em nome da família do cineasta, "pede gentilmente", que, em vez do envio de flores, seja apoiada "a afiliada local da PBS [cadeia pública norte-americana de televisão] ou uma livraria independente em memória de Frederick Wiseman".

Leia Também: Morreu o ator Robert Duvall, conhecido pelo filme "O Padrinho"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/cultura/2940609/morreu-o-documentarista-frederick-wiseman-realizador-de-titicut-follies#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes