Morreu o ator Robert Duvall, conhecido pelo filme "O Padrinho"

  • 16/02/2026

O ator norte-americano Robert Duvall, vencedor de um Óscar por "Amor e Compaixão" e nomeado por filmes como "O Padrinho" e "Apocalypse Now", morreu no domingo à noite, aos 95 anos. 

 

A informação foi avançada, esta segunda-feira, pela mulher do ator através de uma publicação na página de Facebook de Duvall.

"Ontem, dissemos adeus ao meu amado marido, querido amigo e um dos maiores atores do seu tempo. Bob morreu pacificamente em casa, rodeado de amor e conforto", pode ler-se.

E acrescentou: "Para o mundo, ele era um ator vencedor de um Óscar, um diretor, um contador de histórias. Para mim, ele era tudo. A sua paixão pelo trabalho era igualada apenas pelo profundo amor que sentia pelos personagens, por um ótima refeição e pela realização".

A mulher de Robert Duvall escreveu ainda que "Bob deu tudo aos seus personagens" e que ao fazê-lo "deixa algo duradouro e inesquecível para todos".

"Obrigada pelos anos em que mostraram apoio ao Bob e por nos darem este tempo e privacidade para celebrar as memórias que ele deixa para trás", terminou.

A publicação norte-americana Variety lembra que "o naturalismo rude de Robert Duvall passou a definir o estilo de atuação de uma geração, que inclui Robert De Niro, Dustin Hoffman e Gene Hackman, em filmes como 'Network' (1976) e 'O Apóstolo' (1997), que também realizou".

Nascido em 1931, em San Diego, no estado norte-americano da Califórnia, estreou-se no cinema em "Na sombra e no silêncio" (1962), a adaptação cinematográfica do romance de Harper Lee "To kill a mocking bird". Foi o vizinho do advogado Atticus Finch (Gregory Peck), que nunca fala, o protetor das crianças, aquele que tudo exprime no silêncio.

Antes disso, participou em algumas peças de teatro e séries de televisão como "Quinta Dimensão".

Enquanto jovem aspirante a ator partilhou casa em Nova Iorque com Dustin Hoffman, que numa entrevista à Vanity Fair disse que, naquela época, "o sentimento era que o Bobby [Duvall] era o novo [Marlon] Brando".

Quando acabou de filmar "O céu como horizonte", filme que protagonizou com Tommy Lee Jones, inspirado no romance premiado de Larry McMurtry, disse numa entrevista que já podia reformar-se, por ter feito algo de que se orgulhava.

Além de ter vencido um Óscar de Melhor Ator, em 1984, por "Amor e Compaixão", Robert Duvall esteve nomeado na mesma categoria em 1981, por "A fuga de um herói", e em 1998 por "O Apóstolo".

Robert Duvall esteve ainda nomeado mais quatro vezes aos Óscares, na categoria de Melhor Ator Secundário, por papéis em "O Padrinho" (1973), onde foi o leal 'consigliere' da família Corleone, "Apocalypse Now" (1980), no papel do tenente-coronel Kilgore, que bombardeava aldeias vietnamitas ao som de "A Valquíria", de Wagner - papel que lhe valeu um BAFTA -, e ainda por "A qualquer custo" (1999) e "O juíz" (2015), desempenho que, aos 84 anos, o tornou então no mais velho candidato a um Óscar.

Uma das frases que proferiu em "Apocalypse Now" -- "Adoro o cheiro a napalm pela manhã" -- entrou para a lista das mais marcantes no cinema.

Para "Amor e compaixão", onde desempenhou o papel de um decadente cantor de música country, compôs alguns dos temas que interpretou, como "Fool's waltz" e "I've decided to leave here forever".

Os papéis que interpretou ao longo da vida valeram-lhe também outros prémios, entre os quais Grammy e Emmy.

Além de ator e realizador, Robert Duvall foi também produtor de filmes como "Tudo em família" (1996), de Richard Pearce, e "Crazy Heart" (2009), de Scott Cooper.

[Notícia atualizada às 19h50]

Leia Também: Angelina Jolie prepara-se para abandonar os Estados Unidos da América

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/fama/2940488/morreu-o-ator-robert-duvall-conhecido-pelo-filme-o-padrinho#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes