Morreu Jesse Jackson, reverendo e ativista norte-americano. Tinha 84 anos

  • 17/02/2026

Jesse Jackson, reverendo e conhecido defensor dos direitos civis, morreu esta terça-feira durante a manhã, rodeado pelos seus entes queridos, em Chicago, nos Estados Unidos.

 

A informação foi avançada pela família num comunicado partilhado nas redes sociais.

"É com profunda tristeza que anunciamos a morte do líder de Direitos Civis e fundador da coligação Rainbow PUSH, o honrado reverendo Jesse Louis Jackson Sr. Ele morreu pacificamente na manhã de terça-feira, rodeada pela sua família", começa por dizer a nota.

"O seu compromisso inabalável para com a justiça, igualdade, e direitos humanos ajudou a construir um movimento global pela liberdade e pela dignidade. Um agente incansável da mudança, ele conseguiu elevar as vozes dos que não a tinham - das suas campanhas presidenciais nos anos 80 à mobilização de milhões para se registarem e votaram - deixando uma marca indelével na história", continua a família no mesmo comunicado.

Jesse Jackson deixa a mulher e seis filhos, cinco dos quais com a esposa atual, que falam de um homem que era um "líder servidor".

"O nosso pai era um líder servidor - não apenas para a nossa família, mas para os oprimidos, para os que não têm voz e são postos de parte pelo mundo. Partilhávamo-lo com o mundo e, em troca, o mundo passou a ser parte da nossa família alargada", dizem os filhos do ativista.

"A sua crença inabalável em justiça, igualdade e amor ajudou milhões, e nós pedimos que honrem a sua memória e continuem a lutar pelos valores pelos quais ele viveu", terminam.

Jesse Jackson anunciou que lutava contra a doença de Parkinson em 2017 e, desde então, começou a limitar as suas aparições públicas.

Jesse Jackson nasceu no estado da Carolina do Sul em 1941, mas só já na casa dos 20 anos começou a fazer-se notar, como organizador de movimentos cívicos pela igualdade racial.

Foi nessa altura que se tornou um membro do círculo próximo de Martin Luther King - também ele um ícone na defesa dos direitos humanos e civis nos EUA - e estava com o ativista quando foi assassinado em 1968 em Memphis, no Tennessee.

Para além de reverendo e ativista, Jackson destacou-se também por ser candidato à nomeação democrata para presidente dos Estados Unidos em duas ocasiões: 1984 e 1988. Não venceu, tendo perdido para Walter Mondale e depois para Michael Dukakis.

Apesar da derrota dentro do partido, foi, mesmo assim, capaz de mobilizar milhões de afro-americanos para votarem nas eleições democratas, influenciando as políticas que o partido viria a tomar nas décadas seguintes.

[Notícia atualizada às 10h10]

Leia Também: Tiroteio em rinque nos EUA faz 3 mortos. Desavença familiar? Os detalhes

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2940709/ativista-jesse-jackson-morreu-aos-84-anos#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes