Morreu Jean-Louis Gasset. Treinador francês tinha feito 72 anos
- 26/12/2025
Morreu Jean-Louis Gasset, anunciou o Montpellier esta sexta-feira. O experiente treinador francês tinha celebrado o 72.º aniversário no passado dia 9 de dezembro.
"O MHSC tomou hoje conhecimento, com imensa tristeza, da morte de Jean-Louis Gasset. Filho de Bernard Gasset, um dos membros fundadores do clube, ao lado do Presidente Louis Nicollin, Jean-Louis foi, sucessivamente, jogador, formador e treinador da equipa principal por três ocasiões, a última das quais entre outubro de 2024 e abril de 2025", pode ler-se na nota de pesar, que prossegue.
"Filho da casa, marcou todos aqueles que privaram com ele pelo seu profissionalismo, pela sua bondade e pela permanente vontade de transmitir conhecimento. Foi igualmente um extraordinário embaixador da formação do Montpellier, levando-a a grandes clubes, nomeadamente ao Paris Saint-Germain, Espanyol, o AS Saint-Étienne e ainda Olympique de Marseille, bem como à seleção francesa, onde desempenhou funções de treinador adjunto de Laurent Blanc", frisa o clube francês, antes de destacar a perda de "uma das suas figuras mais emblemáticas".
"A nossa tristeza é imensa quando recordamos o seu sorriso, a sua voz inconfundível e o seu apurado sentido de humor e o dom da palavra. O Presidente Laurent Nicollin e todo o clube apresentam as mais sentidas condolências à família de Jean-Louis Gasset, em particular ao seu filho Robin, atual adjunto de Zoumana Camara na liderança da equipa principal do clube, à sua filha Coralie, à sua mãe Eliane e a toda a família Gasset", remata o clube da Ligue 2.
Le MHSC a appris ce jour avec une immense tristesse la disparition de Jean-Louis Gasset.
— MHSC (@MontpellierHSC) December 26, 2025
Fils de Bernard Gasset, l’un des membres fondateurs du club Pailladin aux côtés du Président Louis Nicollin, Jean-Louis a successivement été joueur, éducateur puis entraîneur de l’équipe… pic.twitter.com/F48lz1CFBT
Quase sempre na sombra
Jean-Louis Gasset tem um legado riquíssimo no futebol mundial, tendo passado por diversos clubes de topo mundial, mas a grande maioria deles na condição de treinador adjunto.
Gasset apenas se assumiu como líder da equipa técnica nas passagens pelo Caen, Montpellier, Saint-Étienne, Bordeaux, Marseille e seleção da Costa do Marfim.
Foi precisamente ao serviço do conjunto africano que conseguiu vencer a Taça das Nações Africanas (CAN) no ano de 2023.
A reação de Delafosse
Michael Delafosse, autarca de Montpellier, também já reagiu à morte de Gasset, lamentando uma grande perda para a cidade francesa.
"Tomei conhecimento, com profunda tristeza, do falecimento de Jean-Louis Gasset, antigo jogador e treinador do Montpellier. Aceitou ainda há poucos meses sair da sua reforma para regressar ao banco e tentar salvar o clube de uma anunciada descida de divisão", começou por escrever Delafosse, prosseguindo.
"Para lá do futebol, era um homem de grande inteligência e de profunda bondade. Sabia dedicar tempo a cada pessoa, individualmente. Nunca esquecerei as horas passadas com ele em casa da sua mãe, Eliane, que nos concedia o imenso privilégio de partilhar as suas comoventes memórias da libertação do nosso território, em 1945", apontou, antes de deixar as condolências aos ente queridos do treinador francês.
Apresento, em nome da cidade e da Metrópole de Montpellier, as minhas mais sentidas condolências aos seus filhos, Coralie e Robin, e a todos os seus familiares e pessoas próximas, incluindo a família Nicollin, à qual estava profundamente ligado", rematou o autarca de Montpellier.
J’ai appris avec une grande tristesse le décès de Jean-Louis Gasset, ancien joueur et entraîneur du Montpellier Hérault Sport Club.
— Michaël Delafosse - Maire de Montpellier (@MDelafosse) December 26, 2025
Profondément amoureux de « la Paillade » que son père avait cofondé avec Louis Nicollin, il avait accepté de sortir de sa « retraite » il y a…
[Notícia atualizada às 13h27]













