Morreu Hessy Taft, a judia que era a bebé ariana perfeita. Tinha 91 anos

  • 14/01/2026

Morreu Hessy Levinsons Taft, uma mulher judia que, quando era bebé, foi usada como rosto da propaganda nazi na década de 1930, no passado dia 1 de janeiro. A mulher, cuja imagem foi utilizada para passar o ideal de bebé ariana perfeita, tinha 91 anos. 

 

Nos anos 30, a mãe de Hessy, que tinha apenas seis meses de vida, levou-a ao conceituado fotógrafo alemão, Hans Ballin. Meses depois, Ballin decidiu enviar a fotografia da bebé para um concurso - sem o conhecimento da família - que tinha como objetivo encontrar o bebé ariano perfeito. 

E eis que Hessy Taft venceu o concurso e a sua fotografia acabou por aparecer na capa da revista nazi "Sonne ins Haus". A sua imagem circulou por toda a Alemanha como propaganda do Terceiro Reich, com o intuito de mostrar o quão bonitos eram os bebés da raça ariana.

No entanto, o que não se sabia era que os pais de Hessy, Pauline e Jacob Levinson, era dois judeus originários da Letónia. Os pais confrontaram o fotógrafo pelo uso da imagem, que lhes disse quis "deliberadamente incluir a pequena judia como uma piada". 

De acordo com o The New York Times, os pais de Hessy mudaram-se para Berlim em 1928, uma vez que eram músicos. Após a entrada em vigor da Lei de Nuremberga, em 1935, - uma lei que retirava determinados direitos aos judeus - ficaram sem o emprego que tinham na Ópera de Berlim. 

Foi, no entanto, nesse mesmo ano que a fotografia de Hessy foi divulgada na capa a revista nazi. O fotógrafo Hans Ballin sabia que a bebé e os pais eram judeus, mas quis fazer troça dos nazis, tendo enviado a fotografia de Hessy e inventado uma nova identidade.

A mãe de Hessy não terá gostado da 'rebeldia' do fotógrafo, temendo pela vida da família, e pediu-lhe explicações para o facto de a sua filha se ter tornado um símbolo da propaganda nazi.

Em 2014, Hessy Levinsons Taft revelou a história à revista alemã "Bild", tendo depois oferecido um exemplar da "Sonne ins Haus" ao museu do Holocausto em Israel. "Agora já me posso rir, mas, na altura, se os nazis soubessem a verdade, não estaria viva", contou.

"Sinto uma sensação de vingança, uma boa vingança", referiu, na altura.

De notar que o pai de Hessy chegou a ser preso pela Gestapo, em 1938, por acusações de fraude fiscal, mas acabou por ser libertado após o seu contabilista, que era membro do partido Nazi, o ter defendido. A família viria depois a fugir da Alemanha para a Letónia e, mais tarde, para Paris.

No entanto, recorde-se, em 1941, Paris caiu nas mãos dos nazis e a família fugiu, novamente, para Cuba. Oito anos depois, a família mudou-se em definitivo para os Estados Unidos.

De recordar que o partido Nazi foi fundado a 20 de agosto de 1920, em Munique, na Alemanha. Adolf Hitler, que foi chanceler da Alemanha, foi o líder do partido entre os anos de 1921 e 1945.

Os nazis acreditavam que a raça ariana era uma raça superior e, por isso, tentaram exterminar os judeus, homossexuais, ciganos, negros, deficientes físicos e mentais, Testemunhas de Jeovás e adversários políticos.

A perseguição a estas pessoas atingiu o seu auge quando foram assassinados cerca de seis milhões de judeus - conhecido como genocídio.

Leia Também: Deputado alemão acusado de saudação nazi no parlamento

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2919405/morreu-hessy-taft-a-judia-que-era-a-bebe-ariana-perfeita-tinha-91-anos#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes