Morreu Francisco Pinto Balsemão. Ex-primeiro-ministro tinha 88 anos

  • 21/10/2025

Morreu, esta terça-feira, Francisco Pinto Balsemão, aos 88 anos. A notícia é avançada pela SIC. Pinto Balsemão foi advogado, jornalista e fundou o PPD-PSD. O também advogado fundou o Grupo Impresa, nos anos 70.

 

A notícia da morte do antigo primeiro-ministro foi transmitida pelo presidente do Partido Social Democrata (PSD), Luís Montenegro, durante o Conselho Nacional do partido, sendo audíveis aplausos na sala.

Em comunicado, é explicado que Pinto Balsemão morreu "de causas naturais", tendo os seus "últimos momentos" sido acompanhados pela família.

"Figura maior da defesa da liberdade, apologista intransigente da liberdade de imprensa e de expressão, marcou a história do País nas últimas décadas. Lançou o mais importante jornal português, em 1973, o Expresso, e a primeira televisão privada em Portugal, em 1992, a SIC, entre muitos outros projetos editoriais", lê-se na nota.

O mesmo comunicado dá conta de que "oportunamente, serão tornados públicos os detalhes das cerimónias fúnebres".

Francisco José Pereira Pinto de Balsemão, fundador e presidente da Impresa, nasceu em Lisboa a 1 de setembro de 1937. Era casado com Mercedes Presas Balsemão, pai de cinco filhos - Mónica, Henrique, Francisco Maria, Joana e Francisco Pedro –, avô de catorze netos e bisavô de um bisneto. 

Estudou no Liceu Pedro Nunes, em Lisboa, e licenciou-se em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Cumpriu o serviço militar na Força Aérea Portuguesa, onde foi chefe de redação do meio de informação oficial da instituição, a revista 'Mais Alto', de 1961 a 1963. 

Em simultâneo com a sua atividade de advogado, iniciou a sua carreira como jornalista no 'Diário Popular', detido maioritariamente pelo seu tio, Francisco Balsemão, tendo ocupado os cargos de secretário da direção, de 1963 a 1965, e administrador da empresa do jornal, de 1965 a 1971.

Com 36 anos, fundou, com Francisco Sá Carneiro e Joaquim Magalhães Mota, a 6 de Maio de 1974, o Partido Popular Democrático (PPD), agora Partido Social Democrata, sendo o seu militante n.º 1. Foi deputado à Assembleia Constituinte em 1975 e seu Vice-Presidente, tendo sido membro da comissão que elaborou a Lei de Imprensa de 1975, a primeira após o 25 de abril de 1974. Em 1979 e em 1980, foi eleito Deputado à Assembleia da República, pelo círculo do Porto. Em 1980, foi nomeado Ministro de Estado Adjunto do primeiro-ministro no VI Governo Constitucional, de 1980.

A 6 de outubro de 1992, com 55 anos, lançou a SIC, o primeiro canal de televisão privado em Portugal. Nos anos seguintes, a SIC cria vários canais temáticos: SIC Notícias, SIC Radical, SIC Mulher, SIC Caras, SIC K e SIC Novelas, além da sua plataforma de streaming Opto. 

[Notícia atualizada às 23h02]

Leia Também: Pinto Balsemão, o jornalista que nunca deixou de ser político

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2874722/morreu-francisco-pinto-balsemao-fundador-da-sic-tinha-88-anos#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes