Morreu Constança Cunha e Sá. Jornalista tinha 67 anos

  • 02/12/2025

A jornalista e comentadora política Constança Cunha e Sá morreu aos 67. A notícia foi avançada pela CNN e confirmada ao Notícias ao Minuto, que sabe que a jornalista estava doente.

 

Nascida a 23 de agosto de 1958, em Lisboa, foi professora de Filosofia ainda antes de ingressar no jornalismo. A carreira nesta área teve início na revista Sábado, quando tinha já 29 anos, em 1988.

Daqui foi para o jornal O Independente, onde, em 1996, foi nomeada diretora.

Em entrevista ao Notícias TV em 2013, citada pelo Diário de Notícias, Constança Cunha e Sá recordou este trabalho como "um dos grandes marcos" da sua carreira. "Faço um balanço muito positivo daqueles anos, era um jornal muito diferente", acrescentou.

Em 2000, entrou na TVI como editora de Política, tendo, mais tarde, também moderado o programa a Prova dos 9. Em 2020 saiu do canal, mas regressou em 2021, marcando presença na análise política televisiva, como comentadora.

Durante vários anos escreveu ainda textos de opinião e colunas para outros jornais, incluindo jornal I, Público, Jornal de Negócios, Sábado e Correio da Manhã.

"Ela era e é uma colunista irónica, sarcástica. Tem uma inteligência mordaz e analisa a atualidade de uma forma muito independente, muito mesmo!", elogiou Fernando Esteves, ex-editor de Política da Sábado, também em entrevista à Notícias TV.

Recentemente, Constança Cunha e Sá tinha anunciado o seu apoio a António Filipe, o candidato apoiado pelo PCP, para as eleições presidenciais, que acontecem em janeiro.

Numa publicação no Instagram há três semanas, o candidato escreveu: "É uma honra poder contar com o apoio de um grande nome do jornalismo em Portugal. Obrigado, Constança Cunha e Sá."

Nas redes sociais, já começam a surgir reações à morte da jornalista, nomeadamente, do ministro dos Negócios Estrangeiros.

No X, Paulo Rangel escreveu: "Constança Cunha e Sá. Inteligente, culta, frontal, com tanta ironia quanto exigência. Nela encarnou o escrúpulo jornalístico. Amava a vida em e com todas as contradições. Humana, demasiado humana para o nosso tempo - o tempo da artificial inteligência. Adeus, Constança".
 
 

[Notícia atualizada às 10h08]

Leia Também: PS e candidatos presidenciais desejam as melhoras a Marcelo

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2897904/constanca-cunha-e-sa-morre-aos-67-anos#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes