Morreu Carlos Cardoso, figura emblemática da história do Vitória FC

  • 27/12/2025

Morreu Carlos Cardoso, antigo jogador e treinador do Vitória FC, este sábado, aos 80 anos. A notícia foi partilhada pelo próprio clube sadino, que endereçou as sentidas condolências aos amigos e à família de uma das suas lendas.

 

"Estamos de luto por um dos nossos. À família e amigos, os nossos mais sinceros pêsames", escreve o Vitória FC nas suas páginas das redes sociais, com várias fotografias de Carlos Cardoso enquanto jogador e treinador dos setubalenses.

O emblema da terra do Sado ainda descreveu o histórico numa das imagens feitas para esta publicação como "uma das figuras mais emblemáticas da história do Vitória FC".

"Capitão, treinador e referência do clube, Carlos Cardoso dedicou mais de três décadas ao emblema, somando centenas de jogos e momentos marcantes. Como jogador, conquistou uma Taça de Portugal e foi peça fundamental nas grandes campanhas nacionais e europeias com o Vitória", recordou o clube, sem relembrar também o contributo como treinador.

"Como treinador, assumiu várias vezes a liderança da equipa. sempre com profissionalismo e compromisso. o seu percurso faz dele um nome incontornável na memória do Bonfim", completou.

Carlos Cardoso fez mais de 300 jogos com a camisola do Vitória FC, clube que fez de sua casa durante toda a carreira, tendo mesmo conseguido o feito de ser chamado à seleção nacional portuguesa, onde realizou uma internacionalização frente a Inglaterra, num jogo de preparação, em 1969, que terminou com uma derrota por 1-0 para os lusos.

O ex-defesa central acabou por marcar apenas três golos em 13 temporadas de verde e branco, tendo começado a sua carreira como treinador no mesmo clube que o formou e o viu crescer enquanto jogador.

No entanto, também foi líder de outras equipas, como o Nacional, o União da Madeira, o Lusitano, o Barreirense, o Benfica de Castelo Branco, O Elvas, o Juventude Évora, além do seu grande amor, o Vitória FC, onde até aos seus últimos anos de vida, continuou a marcar presença no mítico Estádio do Bonfim.

Conquistou apenas um título na sua carreira desportiva, com a Taça de Portugal a ser o único troféu que levantou, depois de ter vencido o Benfica, por 3-1, na final em 1964/65, no Estádio Nacional do Jamor, com golos de José Maria, Jaime Graça e Armando Bonjour, contra o tento encarnado apontado por Cavém.

No percurso até essa conquista, o Vitória FC eliminou equipas como o Alhandra, de Lisboa, o Lusitano GC, o Sports Angola, o Salgueiros e ainda o Sporting, numa meia final a duas mãos, que conseguiu vencer pelo agregado de 5-3, depois de ir à 'negra', dado que empatou a primeira e a segunda mão dessa eliminatória.

Confira abaixo a publicação do clube sadino em nota de pêsames nas suas redes sociais:

Morreu Jean-Louis Gasset. Treinador francês tinha feito 72 anos

Morreu Jean-Louis Gasset. Treinador francês tinha feito 72 anos

Montpellier confirmou, esta sexta-feira, a morte de Jean-Louis Gasset. Experiente treinador francês havia feito 72 anos de idade neste mês de dezembro. Autarca de Montpellier também já reagiu e fala numa "perda" para a cidade.

Francisco Amaral Santos | 13:06 - 26/12/2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2910302/morreu-carlos-cardoso-figura-emblematica-da-historia-do-vitoria-fc#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes