Morreu Carlos Cardoso, figura emblemática da história do Vitória FC
- 27/12/2025
Morreu Carlos Cardoso, antigo jogador e treinador do Vitória FC, este sábado, aos 80 anos. A notícia foi partilhada pelo próprio clube sadino, que endereçou as sentidas condolências aos amigos e à família de uma das suas lendas.
"Estamos de luto por um dos nossos. À família e amigos, os nossos mais sinceros pêsames", escreve o Vitória FC nas suas páginas das redes sociais, com várias fotografias de Carlos Cardoso enquanto jogador e treinador dos setubalenses.
O emblema da terra do Sado ainda descreveu o histórico numa das imagens feitas para esta publicação como "uma das figuras mais emblemáticas da história do Vitória FC".
"Capitão, treinador e referência do clube, Carlos Cardoso dedicou mais de três décadas ao emblema, somando centenas de jogos e momentos marcantes. Como jogador, conquistou uma Taça de Portugal e foi peça fundamental nas grandes campanhas nacionais e europeias com o Vitória", recordou o clube, sem relembrar também o contributo como treinador.
"Como treinador, assumiu várias vezes a liderança da equipa. sempre com profissionalismo e compromisso. o seu percurso faz dele um nome incontornável na memória do Bonfim", completou.
Carlos Cardoso fez mais de 300 jogos com a camisola do Vitória FC, clube que fez de sua casa durante toda a carreira, tendo mesmo conseguido o feito de ser chamado à seleção nacional portuguesa, onde realizou uma internacionalização frente a Inglaterra, num jogo de preparação, em 1969, que terminou com uma derrota por 1-0 para os lusos.
O ex-defesa central acabou por marcar apenas três golos em 13 temporadas de verde e branco, tendo começado a sua carreira como treinador no mesmo clube que o formou e o viu crescer enquanto jogador.
No entanto, também foi líder de outras equipas, como o Nacional, o União da Madeira, o Lusitano, o Barreirense, o Benfica de Castelo Branco, O Elvas, o Juventude Évora, além do seu grande amor, o Vitória FC, onde até aos seus últimos anos de vida, continuou a marcar presença no mítico Estádio do Bonfim.
Conquistou apenas um título na sua carreira desportiva, com a Taça de Portugal a ser o único troféu que levantou, depois de ter vencido o Benfica, por 3-1, na final em 1964/65, no Estádio Nacional do Jamor, com golos de José Maria, Jaime Graça e Armando Bonjour, contra o tento encarnado apontado por Cavém.
No percurso até essa conquista, o Vitória FC eliminou equipas como o Alhandra, de Lisboa, o Lusitano GC, o Sports Angola, o Salgueiros e ainda o Sporting, numa meia final a duas mãos, que conseguiu vencer pelo agregado de 5-3, depois de ir à 'negra', dado que empatou a primeira e a segunda mão dessa eliminatória.
Confira abaixo a publicação do clube sadino em nota de pêsames nas suas redes sociais:














