Morreu Antonieta Dias, médica e ex-deputada. "Uma boa amiga", lembra Melo
- 13/01/2026
Morreu Antonieta Dias, médica, antiga deputada à Assembleia da República (eleita pelo CDS-PP) e ex-vereadora da Cultura, Desporto e Ocupação dos Tempos Livres em Vieira do Minho. A informação foi revelada pelo município, na segunda-feira, através de uma mensagem deixada nas redes sociais -, na qual manifestou "o mais profundo pesar".
Maria Antonieta Antunes Dias nasceu em 1952, com a autarquia a salientar que "teve um vasto percurso que se distinguiu pelo serviço à saúde, à formação académica, à Ordem dos Médicos e à causa pública".
"Na vida política foi deputada à Assembleia da República na XI legislatura e, a nível local, além de Vereadora no Município no mandato de 1989-1993, foi também Presidente da Mesa da Assembleia Concelhia do CDS de Vieira do Minho", é vincado na mesma nota. Antonieta Dias ainda "foi comentadora televisiva e radiofónica" e "tem algumas obras publicadas, ligadas à Medicina Desportiva, área em que se formou."
"O Município, na pessoa do seu presidente, endereça as mais sentidas condolências à família enlutada", termina.
Nuno Melo, presidente do CDS-PP, reagiu no Facebook à morte de Antonieta Dias, que recordou ter estado "ligada à JC e ao CDS ao longo da sua vida", "tendo sido deputada à Assembleia da República, dirigente nacional e autarca".
O também ministro da Defesa Nacional asseverou ainda que, no plano profissional, foi uma Médica ilustre e reputada, além de Professora Convidada em Cursos de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina do Porto e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Acrescem passagens pelo comentário televisivo, obras publicadas e muito mais".
Melo recordou Antonieta Dias como "uma boa amiga, sempre presente em todas as lutas políticas, particularmente nas mais difíceis". "Partiu e fará muita falta. À família, em meu nome e do CDS-PP apresento sentimentos sinceros."
Já Carlos Cortes, atual bastonário da Ordem dos Médicos, referiu no Facebook que foi com "profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento da Dr.ª Antonieta Dias, médica de Medicina Geral e Familiar de reconhecida dedicação e humanidade".
"Ao longo da sua carreira, marcada por um compromisso inabalável com o cuidado das pessoas e pela defesa da qualidade e segurança dos cuidados de saúde, a Dr.ª Antonieta fez a diferença na vida de muitas famílias, deixando um legado de cuidado atento, respeito e solidariedade", fez ainda questão de afirmar, expressando "solidariedade à família, amigos e colegas".
Leia Também: Nuno Melo diz que espera que EUA se "comportem como aliados"













