Morreu antigo fotojornalista da Lusa Francisco Neves, aos 86 anos
- 22/12/2025
Francisco Neves nasceu a 22 de junho de 1939 e deu os primeiros passos no fotojornalismo no jornal A Capital, tendo trabalhado depois para títulos como o Tal&Qual, o Jornal Record, e a Agência Noticiosa de Portugal (ANOP), que se viria a tornar a atual Lusa.
Foi fotojornalista da Lusa de abril de 1998 a janeiro de 2003.
Em declarações à Lusa, a neta de Francisco Neves lembrou o "feitio peculiar" do avô e a "enorme paixão e fascínio" pela fotografia e pelo jornalismo.
"Era um apaixonado pelo fotojornalismo. Eu acho que ele era fotógrafo desde sempre. Começou com o irmão e o pai, tiveram uma loja de fotografia no centro do Porto, a Foto Confiança", contou Patrícia Neves Gomes.
Enquanto fotojornalista da Lusa, lembrou que "uma das memórias das quais ele mais falava era a de uma visita do antigo Presidente da República Mário Soares ao Zaire, à Costa de Marfim e à Guiné-Bissau", sendo "um momento que o marcou muito".
O corpo do fotojornalista vai estar hoje em câmara ardente na Igreja do Bonfim, no Porto, e as exéquias fúnebres estão marcadas para terça-feira, às 14h30, no mesmo local.
Leia Também: Livro sobre fotografia de Gérard Castello-Lopes com inéditos celebra centenário













