Moreirense-Benfica: Em casa de cónegos fazem-se 'exorcismos'?
- 14/12/2025
O Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas vai ser palco, ao final da tarde deste domingo, do embate da 14.ª jornada da I Liga, que colocará, frente a frente, Moreirense e Benfica, duas equipas que vão a jogo em busca de conquistar mais três pontos, ainda que por motivos radicalmente diferentes.
Os encarnados vêm de um momento positivo, com quatro triunfos conquistados nas cinco últimas partidas (o único 'amargo de boca' surgiu na receção ao Sporting, onde teve de contentar-se com um empate a uma bola), mas não podem dar-se ao luxo de facilitarem, até porque a liderança do campeonato nacional continua a oito pontos, a distância que o separa do eterno rival, o FC Porto.
Os cónegos, por seu lado, foram uma das equipas-sensação do principal escalão do futebol nacional, no arranque da presente temporada de 2025/26, mas, aos poucos, foram 'perdendo de gás', de tal maneira que chegam ao embate com as águias vindos de um ciclo de sete encontros nos quais somaram quatro derrotas, dois empates e apenas um triunfo.
Se os homens de José Mourinho são terceiros classificados, os de Vasco Botelho da Costa são sétimos, com 20 pontos, pelo que, se querem manter vivo o 'sonho' de ainda virem a alcançar os lugares de apuramento para as competições europeias, não têm alternativa a não ser 'resgatarem' os três pontos.
Estão, assim, lançados os dados para um duelo, no mínimo... 'pantanoso' para as águias, que, nas quatro últimas deslocações a Moreira de Cónegos, só foram capazes de vencer por uma vez (em 2021, por 1-2), concedendo empates nas três restantes, num sinal claro de que estes não terão, de todo, vida fácil.
O Moreirense-Benfica tem apito inicial agendado para as 18h00 (hora de Portugal Continental), e será apitado por Hélder Carvalho, juiz da Associção de Futebol de Santarém, que liderará uma equipa composta pelos assistentes José Mira e Alexandre Ferreira, pelo quarto árbitro Diogo Rosa, pelo VAR Rui Oliveira e pelo AVAR Nuno Eiras.
Treinadores em discurso direto
Vasco Botelho da Costa
Virtudes do Benfica: "Tem momentos em que individualiza a pressão, em que baixa o bloco para contra-atacar ou em que explora um jogo mais paciente. No jogo com o Napoli, explorou a profundidade. Somando a esta componente estratégica muito forte, temos a qualidade individual dos seus jogadores".
Abordagem: "Temos de estar muito alerta para os diferentes cenários. Vamos tentar ser ao máximo a equipa que gostamos de ser, perante uma equipa de qualidade, que nos vai deixar desconfortáveis, sem tanta bola quanto gostávamos".
Sem medo dos 'grandes': "Queremos ser uma equipa que jogue de igual forma contra qualquer adversário. Num campeonato contra cinco 'grandes' clubes, o Moreirense está, à partida, derrotado para esses jogos, mas queremos inverter isso. Gostamos efetivamente de jogar em casa. É muito bom sinal se qualquer adversário que aqui venha se sentir desconfortável".
José Mourinho
Que Moreirense espera: "É uma equipa que joga bem, que tem muita gente experiente, que sabe como jogar este tipo de jogos. É um campo difícil, por diferentes circunstâncias, uma equipa bem treinada, por um jovem treinador, que está a fazer uma boa carreira, mas precisamos de ganhar, e temos de ir com esse objetivo. Corremos muitos quilómetros, na passada quarta-feira, além do desgaste emocional, da pressão decorrente do jogo, da concentração necessária durante o mesmo... Mas temos de ir com a vitória no pensamento".
O que leva do jogo com o Napoli: "Espero que consigamos transportar a vontade, a concentração, a motivação, a responsabilidade... É fundamental, porque, ao nível da natureza do jogo, são coisas completamente diferentes. Quem joga como o fez, quem já teve muita coisa positiva, ao longo destas semanas, não com a mesma consistência ou brilhantismo... Mas fizemos grandes coisas, contra o Nacional. Fizemos um grande jogo, contra o Sporting, fizemos um grande jogo contra o Bayer Leverkusen, que poderia ter sido muito parecido com o que fizemos contra o Napoli. Infelizmente, não marcámos e sofremos".
Aposta na formação: "Neste jogo, não há espaço para surpresas. Há uma coisa que penso e digo, internamente. Há tanto, tanto jovem de qualidade aqui que podia estrear um ou dois a cada fim de semana. Evidentemente, não posso fazê-lo, porque é importante dar um rumo, uma solidez, fazer as coisas de modo pensado, para que possa haver continuidade e equilíbrio entre a primeira equipa e jogar mais minutos nos escalões inferiores, mas, no Benfica, há uma lista infindável de miúdos com talento, nos diferentes escalões".
Últimos resultados
Moreirense: D-V-D-E-E
Benfica: V-V-V-E-V
Últimos onzes
Moreirense: André Ferreira; Dinis Pinto, Michel, Gilberto Batista, Francisco Domingues; Mateja Stjepanovic, Alan, Vasco Sousa; Diogo Travassos, Landerson e Guilherme Schettine.
Benfica: Anatoliy Trubin; Amar Dedic, Nicolás Otamendi, Tomás Araújo, Samuel Dahl; Enzo Barrenechea, Richardo Ríos, Leandro Barreiro; Fredrik Aursnes, Georgiy Sudakov e Franjo Ivanovic.
Ausências
Moreirense: Yan Lincoln, Joel Jorquera (lesionados) e Alan (castigado).
Benfica: Alexander Bah, Nuno Félix, Bruma, Dodi Lukébakio e Henrique Araújo (lesionados).
Leia Também: Da "lista de miúdos" ao que falta ao Benfica. Tudo o que disse Mourinho













